O que é Dieta Detox? Dieta Desintoxicante – Saiba Mais!

Veja todas as informações da dieta detox que ajuda a eliminar as toxinas do organismo e também os quilinhos indesejados de forma saudável


O que é Dieta Detox? Dieta Desintoxicante – Saiba Mais! Pessoas do mundo inteiro buscam ter o corpo perfeito ou apenas eliminar uns quilos a mais que incomodam. Para isso fazem diferentes tipos de dietas a fim de alcançar o peso desejado, porém muitas delas agridem muito o corpo e podem ser prejudiciais à saúde quando muito radicais. Neste artigo, vamos falar da dieta detox que ganhou muitas pessoas e se tornou uma grande aliada ao emagrecimento com saúde.

O que é Dieta Detox Dieta Desintoxicante – Saiba Mais! (Imagem: Divulgação)

Saiba mais o que é dieta detox ou dieta desintoxicante!

Nos últimos tempos a dieta detox ou dieta desintoxicante ganhou com força o seu espaço na mídia e na dieta alimentar de muitos brasileiros. Inúmeras receitas de “Sucos Detox” invadiram as revistas e páginas da internet e o famoso “suco verde” ficou conhecido por ajudar a perder peso com saúde e eliminar todas as substâncias prejudiciais ao nosso organismo.

Você sabe todos os benefícios, desvantagens, pontos positivos e negativos da dieta detox? Na verdade, existem vários tipos de dietas desintoxicante e o objetivo da maioria delas é reduzir o número de calorias consumidas e um certo período, cerca de uma semana, a base de líquido como sucos e sopas.  Ela é muito utilizada quando a pessoa abusa, como nas festas de fim de ano ou celebrações. Desta forma, utiliza esse período para comer apenas alimentos saudáveis que podem ajudar a eliminar todas as toxinas ingeridas.

Dieta detox emagrece?

O ideal é manter uma alimentação saudável e balanceada na rotina. (Imagem: Divulgação)

 É evidente que a com a dieta detox ou dieta desintoxicante você vai perceber a perda de peso. Ela contribui com o emagrecimento porque as calorias ingeridas ao longo do dia diminuem muito, assim vai gastar mais energia do que o consumido em uma alimentação regular.

O grande diferencial positivo da dieta detox é que a pessoa apenas consome alimentos saudáveis que ajudam a eliminar as substâncias e toxinas prejudiciais ao corpo e isso ajuda na digestão e na queima de gordura. Na maioria dos casos a pessoa consegue perder cerca de 3kg na semana da dieta.

Quais  são os benefícios da dieta detox?

A dieta detox pode trazer diversos benefícios ao corpo já que é a base de apenas alimentos naturais como frutas, legumes e folhagens, ou seja, sem carboidrato, glúten, lactose e qualquer alimento prejudicial à saúde. Ela incentiva a consumir alimentos saudáveis e reduz os alimentos que são péssimos para a saúde.

O detox com alimentos certos trazem muitos benefícios ao corpo que podem ser observados já na primeira semana da dieta como melhora no sono, mais energia, melhoras no sistema digestivo, melhoras no humor, diminuição no stress, mais disposição e regulação hormonal.

Quais as desvantagens da dieta detox?

A dieta detox é bastante restritiva e com pouco consumo de calorias ao longo de sete dias, mas os resultados são rápidos. (Imagem: Divulgação)

A dieta detox é indicada fazer apenas por um período de 7 dias ou 15 dias. Nos primeiros dias o seu corpo pode sentir a mudança e pedir mais alimentos. Esse tipo de dieta funciona a curto prazo, mas não é indicado para uma alimentação saudável com uma dieta balanceada. Ela é muito restritiva e difícil de seguir a risca por muito tempo.

Podemos dizer até mesmo que é tentar “tapar o sol com a peneira”. Os primeiros dias você vai emagrecer e se sentir bem, mas se depois do período da dieta detox voltar a se alimentar como antes com alimentos repletos de açúcares, carboidratos, entre outros o seu organismo ficará intoxicado novamente. Por essa razão, é indicado realmente fazer uma reeducação alimentar e fazer escolhas saudáveis todos os dias.

Quais são os riscos da dieta detox?

O organismo pode sofrer algumas alterações com a dieta detox. (Imagem: Divulgação)

Como toda dieta drástica, a dieta desintoxicante também traz riscos ao corpo. Dependendo de como a pessoa fazer, ela não vai desintoxicar e pode até ter o efeito contrário quando acabar.

A dieta detox apenas liquida pode sobrecarregar o fígado, ela causa franqueza por conta da baixa quantidade de calorias ingeridas, pode ocorrer, tonturas, dores de cabeça, desmaios, indisposição, perda de massa muscular. Pode favorecer o efeito sanfona, problemas de absorção de vitaminas, desequilíbrio de sódio e potássio e até mesmo anemia.

Novos hábitos alimentares

A dieta detox ou desintoxicante ajuda a criar novas hábitos alimentares. (Imagem; Divulgação)

Você pode aproveitar esse período da dieta detox para trabalhar a sua mente a criar novas hábitos alimentares e se monitorar para sempre fazer escolhas saudáveis para realmente emagrecer de forma definitiva e com consciência.

Os médicos e especialistas apoiam a alimentação contínua do dia a dia e na implantação de hábitos saudáveis ao longo da vida e não apenas em períodos para “emagrecer rápido”.

Cardápio dieta detox

A dieta detox pode ser dividida em duas fases, a primeira é mais radical e pode durar dois ou três dias, a pessoa tem uma dieta líquida e faz parte do cardápio sopas de legumes e verduras e sucos. A quantidade de calorias consumida é baixa, aproximadamente 1000 por dia, que se distribuem em refeições a cada duas horas.  A segunda fase é composta também por alimentos sólidos e podem durar até quatro dias.

Uma dica para fazer os sucos detox é evitar frutas e hortaliças com alta índice glicêmico, por essa razão é indicado usar frutas vermelhas e roxas como morango, blueberry, acerola, açaí puro, couve, alface, acelga, brócolis, couve-flor, por exemplo. Além do baixo índice de açúcares, elas são extremamente ricas em vitaminas que ajudam a regular o funcionamento do corpo e intestino.

Alimentos que podem ser consumidos na dieta detox

Frutas, legumes e vegetais podem ser consumidos em forma de suco, sopa ou shake no detox. (Imagem: Divulgação)

Confira os alimentos que podem ser consumidos ao longo da dieta detox. São eles: verduras e legumes orgânicos (couve, repolho, brócolis, leguminosas), frutas frescas, frutas secas sem açúcar, cereais integrais (quinoa, aveia) chás de hibisco, cavalinha, chá verde, maçã, castanhas, semente de girassol, abóbora, ovos, óleo de coco, azeite, abacate, vinagre de maçã, sal marinho ou sal rosa do himalaia, limão, mel, cacau em pó, chia, leites vegetais, gengibre.

O importante é sempre seguir as orientações de um profissional da saúde como nutricionista ou nutrólogo que com certeza indicarão a melhor dieta balanceada para você. Mas, nada impede de você começar se desintoxicando com consciência com alimentos saudáveis e orgânicos.

Curta o site no Facebook!