Alimentos Que Não Possuem Carboidratos

Afinal, você sabe quais são os alimentos que não possuem carboidratos? Confira, aqui, todas as informações necessárias sobre a sua restrição na dieta alimentar.


Alimentos que não possuem carboidratos.

Muita gente pensa que o fator principal para o emagrecimento está diretamente ligado à exclusão dos alimentos que possuem carboidratos e, numa falsa percepção, acreditam que estão se tornando pessoas mais saudáveis, como se eles fossem o grande vilão e empecilho para o emagrecimento. Mas será que é realmente assim? O que os nutrólogos têm a dizer em relação a isso?

Confira as informações que nós, cuidadosamente, preparamos para você sobre esse assunto!

O que é carboidrato?

Para um melhor entendimento dos grupos que não possuem carboidratos, é sempre bom saber o que é carboidrato e qual a função dele no nosso organismo.

Basicamente, os carboidratos são açúcares – ou glicídios, como também são conhecidos. São eles os responsáveis por darem energia ao nosso corpo, o que nos possibilita de fazer exercícios físicos, ter força para trabalhar, estudar dentre outros inúmeros exemplos. Tudo o que demanda energia, o que sustém são os carboidratos.

Por conta disso, ele é de extrema importância e insubstituível no nosso organismo. Ele é importantíssimo e essencial para uma alimentação equilibrada e saudável. O carboidrato também é dividido em grupos, e é importante você manter uma compreensão sobre eles;

Carboidrato simples

Esse é um tipo de carboidrato que não é preciso muito tempo para ser totalmente digerido pelo organismo e, por conta da fácil absorção do nutriente, a produção da sensação de fome costuma ser mais rápida.

Consequentemente, esse grupo de carboidrato possui um nível glicêmico alto ou moderado, porque o açúcar circula rapidamente pela corrente sanguínea.

Carboidrato complexo

Em contrapartida ao simples, esse tipo de carboidrato exige um tempo maior para ter seus nutrientes completamente absorvido pelo seu organismo. Por conta disso, eles dão uma sensação de saciedade por um período mais prolongado.

                Quais alimentos não possuem carboidratos?

É importante lembrar de tomar muita água todos os dias para hidratar o corpo.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os carboidratos e seus respectivos grupos pertencentes, conheça quais são os alimentos que não possuem carboidratos:

Vegetais

As folhas e alguns legumes fazem parte de alimentos que não possuem carboidratos. Com eles, você pode ficar totalmente despreocupada, podendo comer tranquilamente alimentos como; espinafre, couve-flor, brócolis, alface, aipo, cenoura, tomate. Esses alimentos também contam com muitas fibras que ajudam a regular o intestino. Com certeza os vegetais são excelentes para a saúde e aliados para quem busca emagrecer com qualidade.

Ovos

Esse alimento é comumente incompreensível, já que ele acarreta uma série de dúvida se ele é benéfico ou não para a saúde. Mas em relação ao carboidrato, podemos afirmar com total precisão de que os ovos não apresentam carboidratos, então você pode comer sem medo. Além do mais, eles são ricos em fontes de proteínas. Além de te ajudarem a não engordar, como bônus, ele te auxilia fazendo com que seu corpo absorva outros nutrientes que te ajudam para obter uma vida mais saudável.

Carnes magras

Tanto as carnes vermelhas como as brancas possuem poucos carboidratos. Na realidade, elas contêm muitas proteínas que também são essenciais ao nosso organismo. O nosso sistema digestivo é lento em digeri-los, e isso faz com que a sensação de saciedade seja por um período mais prolongado, sendo uma aliada para aqueles que estão na tentativa de emagrecer.

Todas as carnes apresentam proteínas, as de frango, vaca, porco e peixes. Elas não têm carboidratos, então podem ser consumidas normalmente por quem busca perder peso. Elas ainda têm vitaminas e algumas gorduras do bem. As carnes de patinho e coxão duro também pode ser uma ótima opção para aqueles que buscam uma alimentação mais regrada.

É importante destacar que as carnes processadas e embutidas podem apresentar carboidratos por conta dos altos níveis de conservantes.

Frutas

Há uma grande variedade de frutas disponíveis, sendo que algumas delas apresentam carboidratos e outras o índice é muito baixo ou quase nulo, por isso fique atento em qual fruta você costuma consumir. Não é só porque é uma fruta que necessariamente ela não possui carboidrato.

Essas são algumas das frutas que você pode consumir sem medo: maçã, pera, morango, laranja, mirtilo, melancia.

As frutas são um grande aliado no processo do emagrecimento saudável, elas trazem muitos benefícios à saúde, saciam a fome e podem substituir os doces. Há algumas frutas que contam com uma grande quantidade de carboidrato como é o exemplo da banana. O ideal é não parar de comer, apenas reduzir a quantidade.

Laticínios magros

Você também pode apostar nos laticínios magros como iogurtes desnatados, leites e queijos magros que são ricos em proteína e não possuem carboidratos. Eles também fornecem cálcio ao nosso organismo.

Alimentação saudável

São alimentos saudáveis que independente de dietas devem estar presentes nas nossas escolhas alimentares.

O ideal é sempre seguir a pirâmide alimentar, não retirando ou pulando nenhuma das classificações e também não exagerando em um único tipo. Vale lembrar que o consumo exagerado de proteínas pode causar problemas nos rins e o excesso de gorduras pode aumentar os níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos, aumentando as chances de doenças cardiovasculares.

Para o bom funcionamento do organismo é necessário ter uma alimentação balanceada, de boa qualidade e com quantidades adequadas de todos os nutrientes. O mais importante é manter uma alimentação saudável e balanceada com a ingestão de alimentos de todas as classes alimentares.

Esperamos que vocês tenham desfrutado desse post!

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