Dieta Low Carb – Tudo o Que Você Precisa saber!


Descubra o que a Dieta Low Carb pode te proporcionar nesse post.


Blog Feminina > Alimentação > Dieta Low Carb – Tudo o Que Você Precisa saber!

Muitas mulheres sentem a necessidade de emagrecer e, por isso, recorrem a dieta low carb, que se tornou a preferida pelas famosas quando o assunto é perder peso. Contudo, há muitas questões que permeiam esse assunto que muitas mulheres não sabem. É necessário uma análise e entendimento completo sobre essa dieta antes de tomar qualquer decisão. Por isso, no post de hoje, iremos proporcionar informações importantes acerca do tema. Confira!

Dieta Low Carb
Antes de começar a fazer essa dieta, é bom ter um pouco de noção de tudo o que ela pode te proporcionar, então não deixe de conferir esse post.

Com o promessa de emagrecer com a dieta low carb, muitas mulheres tem recorrido a essa nova restrição alimentar, porém, nem tudo deve ser realizado sem que antes se tenha uma mínima noção sobre determinada coisa. Essa dieta pode proporcionar diversos benefícios, mas também pode acarretar em possíveis problemas se não for ministrada da forma correta.

Um dos principais benefícios da deita low carb é de fato o emagrecimento, mas não se restringe unicamente a esse feito. Apesar da maioria das mulheres recorrerem a esse método para conseguir emagrecer, esse tipo de dieta também funciona como uma forma de reestruturar a saúde do organismo, o que, sem dúvidas, é um fator importante.

Anterior a colocar em prática essa dieta, também é importante saber como a dieta low carb funciona, quais os seus processos e seus possíveis sintomas. Devemos obter o hábito de compreender todas as questões de qualquer coisa antes de pôr em prática, pois essa é a forma mais segura de compreender se de fato os resultados estão sendo positivos e quais medidas tomar caso algo não esteja ocorrendo como o esperado. Então, sem mais delongas, vamos falar sobre o que realmente interessa.

O que é dieta low carb?

Muito se fala nessa dieta, mas o que é a dieta low carb? O termo low carb é uma expressão advinda do estrangeiro que significa ‘’baixo carboidrato’’ e, em suma, pode ser entendido como um tipo regrado de alimentação que tem como objetivo específico a diminuição de carboidrato na alimentação. A baixa ingestão de carboidrato, como consequência, tende a resultar numa diminuição de peso, e esse tem sido o motivo principal de muitas mulheres se tornarem adeptas dessa dieta. Contudo, esse não é o único benefício que essa tendência alimentícia proporciona.

O low carb é uma estratégia nutricional que visa, dentre uns dos benefícios, a perca de peso saudável através do baixo consumo de carboidrato. Esse resultado acaba interferindo, de maneira indireta, na regulação e controle de algumas doenças, como é o caso da diabetes. Essa é a razão de muitas mulheres que sofrem de diabetes, ao consultarem um profissional da saúde, serem aconselhadas a seguir esse tipo de alimentação mais restritiva.

Dieta Low Carb
Basicamente, essa dieta visa a diminuição do carboidrato e, um dos resultados, é o emagrecimento. Mas todo o processo deve ser feito com acompanhamento profissional.

Existem vários outros motivos para que uma pessoa seja direcionada para a dieta low carb mas, para que isso ocorra, é imprescindível a visita a algum médico nutricionista, já que, assim como essa dieta traz benefícios, ela também poderá acarretar possíveis malefícios se forem realizadas de maneira inadequada.

Por que a dieta low carb funciona?

A dieta low carb realmente funciona e popularizou-se de maneira grandiosa pela internet, e muita gente iniciou essa estratégia nutricional sem nem ao menos saber corretamente a sua funcionalidade. Para melhor entender o seu funcionamento, é importante saber o que é e para o que serve o carboidrato.

O carboidrato nada mais é que o responsável por transmitir energia para o funcionamento do corpo e do organismo. É ele que faz com que tenhamos força e energia para realizar alguma atividade que demande algum tipo de movimentação física. Não somente isso, o carboidrato também auxilia na boa articulação do organismo. A presença dessa substância é importantíssima para o bom funcionamento do corpo, e isso pode fazer pensar que a dieta low carb trará consequências exclusivamente negativas, e por isso vale a pena dar uma pequena aprofundada no assunto.

Quando o organismo absorve esse tipo de nutriente, para repassá-lo em forma de energia, é necessário que corpo o transforme em glicose, também conhecido como açúcar simples. As células corpóreas se alimentam da glicose e garantem uma boa performance para exercer algumas funções diárias básicas.

Dieta Low Carb
Para entender como a dieta low carb funciona, é essencial compreender o que são carboidrato.

Porém, se o consumo de carboidrato, que se transforma em glicose, for maior do que o necessário para realizar as atividades físicas, a glicose ficará armazenada no fígado e nas fibras musculares em forma de glicogênio, para que seja utilizada futuramente. Mas se consumirmos mais glicose do que gastamos, ela se transformará em gordura e, como consequência, a pessoa irá engordar.

Essa é a razão de como a dieta low carb funciona e porque ela é tão eficiente, porque ela visa o consumo baixo de carboidrato. Ou seja, somente a porção necessária ou recomendada diariamente. Dessa forma, através do consumo consciente e saudável, o corpo irá armazenar somente aquilo que não se transformará em gordura.

Alimentos permitidos na dieta low carb

É bom frisar que a dieta low carb não exclui por completo alimentos que possuem essa substância, somente tem a finalidade de diminuir a aparição em abundância desse composto. Por isso, não significa dizer que, dentre os alimentos permitidos nesse tipo de tática alimentar, somente aparecerá alimentos que não possuem carboidratos.

A dieta visa a priorização de proteínas, principalmente as de baixa caloria. Dentre esse cenário, é possível citar os legumes, carnes, ovos, oleaginosas e frutas com baixo teor de carboidrato. Na prática, a maioria dos alimentos são permitidos, há somente algumas poucas exceções. Alimentos como pão, massas, biscoitos, todos os tipos de cereais, feijão, lentilha, ervilha, todos os doces, açúcares e sobremesas, por exemplo, são alimentos que não devem ser contidos nessa alimentação.

Dieta Low Carb
Para ter todos os benefícios dessa dieta, é fundamental seguir a risca todos os passos e, por isso, é interessante saber quais são os alimentos permitidos na dieta low carb.

Fora esses, algumas frutas que contenham um grande teor de carboidrato deverão ser evitadas pela pessoa que optar pela dieta low carb. Deve-se dar preferência para as frutas vermelhas, abacate, coco, limão ou frutas com pouco índice de carboidrato.

A principal regra para quem quer aderir esse método alimentício é estar atento ao nível de carboidrato que cada alimento possui e, com isso, adaptar a sua dieta. Por isso o acompanhamento nutricional é indispensável, pois somente esse profissional da saúde poderá alertar qual o valor diário de carboidrato ideal para você, e esse valor deve estar em consonância com a sua dieta.

Se você deseja informações mais detalhadas, confira um post que fizemos sobre alimentos que não possuem carboidratos.

Antes de finalizarmos esse artigo, é bom ressaltar que o acompanhamento profissional é indispensável, pois a dieta low carb, se feita de maneira inadequada, poderá demonstrar riscos para a saúde. No mais, esperamos que tenha gostado da postagem de hoje, até a próxima!