Como Fazer Banho de Brilho Caseiro e Ter Cabelos Sempre Bonitos e Hidratados?


Descubra como manter o cabelo hidratado com o banho de brilho caseiro!


Blog Feminina > Beleza > Cabelo > Como Fazer Banho de Brilho Caseiro e Ter Cabelos Sempre Bonitos e Hidratados?

Muitas mulheres nos dias de hoje se preocupam com os seus cabelos, o que é perfeitamente compreensível, mas uma ótima solução é o banho de brilho caseiro. Essa receita pode proporcionar grandes benefícios para as suas madeixas, e o melhor é que ela é extremamente fácil e acessível de se fazer e, além de hidratar, também promete uma série de outros benefícios. Se você quer conhecer um pouco mais sobre esse assunto e saber quais as vantagens ele traz, basta continuar lendo esse post, onde iremos abordar tudo a respeito dessa receita caseira.

Banho de Brilho Caseiro
Se você quer algumas dicas de receitas caseiras de banho de brilho capilar, é só continuar nesse post que iremos dar as melhores dicas para você!

O banho de brilho nos cabelos é uma excelente opção para mulheres que querem cuidar das suas madeixas sem gastar muito, isso porque se trata de uma receita extremamente acessível e adaptável. Ou seja, há diferentes tipos de receitas de banho de brilho que você pode adaptar para a sua realidade ou necessidade do seu cabelo. Nesse post nós iremos indicar algumas receitas mais comuns, mas nada impede que você procure fazer algo que seja mais acessível para você.

Resumidamente, o banho de brilho realça a cor natural de cabelos que nunca passaram por processo de coloração, intensifica a cor dos fios previamente tingidos e que tem um aspecto opaco, tonaliza     desde as raízes até as pontas, dentre outros fatores. Então se o seu cabelo possui uma ou mais dessas características, e você deseja resolver esse problema, pode ser interessante partir para essa receita.

Essa receita de banho de brilho caseiro possui baixo custo e pode ser usado tanto em salões de beleza profissionais, quanto na sua casa. Além do mais, ele também não possui nenhum tipo de contraindicação, então você pode ficar completamente despreocupada quanto a isso. Além do mais, esse tipo de receita capilar é recomendado para qualquer tipo de textura, então, independente se seu cabelo é crespo, cacheado, liso ou ondulado, você pode usufruir de todos os benefícios presentes nessa receita. Sem mais delongas, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto!

O que é banho de brilho?

Se você chegou nesse post sem saber o que é banho de brilho, fique tranquila que nós já iremos te explicar. Anterior a você saber como aplicar essa receita ou saber dos seus benefícios, é importante entender, primeiramente, o conceito de banho de brilho para evitar maiores complicações.  O banho de brilho, também conhecido como hair glazing, nada mais é do que a aplicação de tintura ou tonalizante misturados com creme de hidratação para os cabelos.

Banho de Brilho Caseiro
Existem receitas caseiras de banho de brilho onde não se usa tonalizante ou produto de coloração, e iremos mostrar nesse post.

Trata-se de uma ótima opção para quem está buscando uma alternativa para cuidar dos cabelos de maneira simples e eficaz, pois essa receita é um poderoso ativo que deixa os cabelos mais saudáveis e, como o nome sugestiona, mais brilhosos. Para ser sincero, não existe uma única receita já pré-fixada, pode haver algumas modificações para melhor atender as suas necessidades capilares, como, por exemplo, usar óleos vegetais caso seu cabelo esteja seco.

Há variedade até que bem grande de receitas, e nós iremos apresentar algumas das mais conhecidas para que você possa ter uma noção. Mesmo quem já tem o costume de hidratar os cabelos em casa, realizar esse procedimento pode ser imensamente satisfatório, visto que o banho de brilho tem uma duração por volta de oito lavagens.

Para que serve o banho de brilho?

Agora que você já compreendeu o que é esse procedimento, também é importante entender plenamente para que serve o banho de brilho. Primeiro de tudo, é interessante enfatizar que o banho de brilho não é exclusivo para cabelos com química. O banho de brilho auxilia muito cabelos quimicamente tratados, mas o seu uso não se limita a eles. Mulheres com cabelo natural também podem usufruir dos muitos benefícios desse procedimento.

A aplicação da receita de banho de brilho ajuda a ressaltar a cor do cabelo, seja ele natural ou com química, deixa os fios mais soltos e maleáveis, hidratados, brilhosos, reduzem a aparência opaca dos fios e deixa as madeixas mais resistentes. Claro que esses resultados estão sujeitos a modificações levando em conta os ingredientes que você se utilizará para fazer a receita, mas, em suma, essas são as principais vantagens.

Banho de Brilho Caseiro
Em suma, o banho de brilho caseiro é usado para deixar os cabelos mais saudáveis e hidratados.

E se você tem um cabelo com química, os benefícios se tornam ainda maiores. Além do seu cabelo adquirir todas as características anteriores, o banho de brilho também ajuda a reacender a cor dos seus cabelos, em caso de você ter passado por uma tintura capilar. Ou seja, ele intensifica a coloração de fios já previamente tingidos e que se encontrem opacos. Isso pode ser extremamente benéfico, haja vista que, ao usufruir desse procedimento, você pode adiar um pouco mais a ida ao cabeleireiro para retocar a cor.

Dicas para um banho de brilho perfeito

Para que você possa obter todos os benefícios que esse procedimento pode oferecer, é importante você se atentar a alguns pequenos detalhes e, além de listarmos quais são esses detalhes, também iremos dar algumas dicas essenciais, confira:

Banho de brilho perfeito – Escolha a coloração correta

Como já dito anteriormente, a ideia da receita de banho de brilho para o cabelo não é, necessariamente, tingir as suas madeixas, já que não leva amônia na mistura. Entretanto, pode ocorrer da tinta impregnar um pouco nos cabelos. Não é sempre que isso acontece, mas há essa possibilidade. Por isso, o ideal é que você escolha a tinta da cor exata dos seus fios ou levemente mais clara, para não manchar.

Banho de Brilho Caseiro
Se você decidir fazer o banho de brilho caseiro com algum produto de coloração, certifique-se que ele corresponde a cor do seu cabelo.

Se você tiver dificuldade em achar o tonalizante ou a tinta da cor do seu cabelo, é possível encontrar tonalizante incolor que, como o nome sugere, não possui nenhuma cor específica. Portanto, caso você tenha acesso a esse produto, saiba que ele é indicado para qualquer tipo de cabelo.

Banho de brilho perfeito – Creme de proteção

É comum ter esse tipo de ação antes de colorir ou descolorir o cabelo, por exemplo, pois o contato do produto com a pele pode ocasionar em complicações. Com o banho de brilho capilar, isso também não é muito diferente. Por isso é extremamente importante que as regiões próximas ao cabelo, como a têmpora, testa, nuca e orelha, seja protegida com algum creme à base de vaselina ou que você tenha muito cuidado ao passar a receita.

Banho de brilho perfeito – Retoque a raiz do cabelo

Você pode achar que como essa receita de banho de brilho leva tintura, você pode aproveitar para usar como retoque da raiz do seu cabelo, mas esse é um equívoco muito grande que pode ocasionar em uma frustração. É necessário fazer o retoque antes do banho de brilho, do contrário, é possível que seu cabelo fique manchado e, dessa forma, comprometer o resultado.

Banho de Brilho Caseiro
Ao fazer o banho de brilho caseiro, você deve ter em mente que ele não é específico para dar uma nova tonalidade ao seu cabelo, então é recomendável que você retoque a sua raiz.

Isso deve ser feito porque o poder de pigmentação dessa mistura não é tão forte quanto a tintura sozinha. Haja vista que o produto de coloração de cabelo estará em contato com outros produtos, isso acabará afetando no seu poder de tingir os cabelos. Por isso se recomenda tingir a sua raiz antes desse procedimento.

Banho de brilho perfeito – Use produtos hidratantes

É certo que você é livre para escolher os ingredientes que você deseja, mas, uma boa dica é que você aposte em produtos que hidratem o seu cabelo. Pois dessa forma, além de ter todos aqueles benefícios de cabelo com brilho, você também terá o cabelo hidratado, e isso faz o resultado ser mais satisfatório.

Receitas de banho de brilho caseiro

Agora que você já sabe mais sobre o banho de brilho para os cabelos, resolvemos trazer algumas dicas de receitas para você se reproduzir na sua casa. Lembre-se que você pode modificar alguns ingredientes, mas é necessário ter cautela e mais entendimento sobre o assunto. Também é digno ressaltar que você deve fazer essas aplicações com luva e que a quantidade pode variar de acordo com o comprimento do seu cabelo. Sem mais delongas, vamos para as receitas caseiras de banho de brilho.

Receitas de banho de brilho caseiro – Com tonalizante

Essa é uma receita já muito conhecida, de fácil aplicação e de fácil conquista dos materiais. Todos os ingredientes necessários para a receita de banho de brilho com tonalizante são: Tonalizante da cor do seu cabelo, creme hidratante branco, ampola de vitamina e fixador que, geralmente, vem junto com o tonalizante. Tendo esses ingredientes em mãos, é só ir ao modo de aplicação.

Banho de Brilho Caseiro
Não se esqueça de usar um tonalizante da cor do seu cabelo.

Primeiramente você deve lavar os seus cabelos somente com um xampu, sem aplicar o condicionador. Feito isso, misture todos os ingredientes até formar uma pasta homogênea e, com os cabelos ainda úmidos, basta começar a aplicar a mistura. É interessante começar a aplicar das pontas.

Depois de ter aplicado toda a mistura, você deve esperar por volta de 20 ou 30 minutos. Não tem problema se você quiser amarrar o cabelo e aguardar o tempo necessário. Também não é necessário você usar alguma touca térmica, pois essa mistura já é potente o suficiente. Decorrido o tempo, é só enxaguar com água fria.

Receitas de banho de brilho caseiro – Com Bepantol

O Bepantol já é um ingrediente conhecido por muitas mulheres, e esse produto tem como proposta deixar o cabelo ainda mais brilhoso, hidratado e sedoso. Juntamente com outros ingredientes, esse resultado é intensificado. Para essa mistura você vai precisar de Bepantol líquido, mel e um creme de hidratação.

Para continuar essa receita de banho de brilho com Bepantol, você deve adicionar três colheres de sopa do creme de hidratação, uma tampa e meia de Bepantol e duas colheres de sopa de mel. Depois é só misturar tudo até ficar bem homogêneo e, depois de ter lavado os cabelos somente com xampu, você deve aplicar a mistura nos cabelos úmidos.

Banho de Brilho Caseiro
É possível encontrar o Bepantol em forma de pomada e spray, mas para fazer a receita de banho de brilho caseiro, é melhor optar pela versão líquida. Um ótimo detalhe é que ele também auxilia no crescimento capilar.

Feito isso, você só deve deixar o produto agir por cerca de 40 minutos e, nesse caso, se você quiser, pode usar uma touca térmica para usufruir ainda mais dos benefícios. Passado o tempo necessário, você deve enxaguar o cabelo em água fria, nesse processo, você pode aplicar o condicionador para que seu cabelo fique mais limpo. Se você ainda quiser, é só finalizar o seu cabelo da maneira que você está habituada.

Receitas de banho de brilho caseiro – Com tinta

Se ao invés de você usar o tonalizante, preferir fazer a receita de banho de brilho com tinta, também é possível, tudo o que você deve fazer é reunir os seguintes ingredientes: coloração da cor do seu cabelo, água oxigenada 20 volumes, ampola de vitamina e creme de hidratação branco. Para dar continuidade, você deve misturar todos os ingredientes até formar uma mistura homogênea, aplicar nos cabelos, aguardar 30 minutos e enxaguar com água gelada.

Receitas de banho de brilho caseiro – Cabelo preto

Os cabelos pretos exigem um pouco mais de cuidado da hora de realizar essa receita, mas, se você tem cabelo preto, não se preocupe, você pode fazer sim. O que você vai precisar para fazer a receita de banho de brilho para cabelo preto é pó de café, chocolate em pó, 100ml de água e creme de hidratação. O modo de preparo é um pouco diferente dos outros, e iremos detalhar para você entender.

Primeiro você deve misturar cerca de duas a três colheres de café na água. Em seguida, você deve levar ao forno e deixar a mistura até levantar fervura. Depois de fervido, deixe esfriar e, em seguida, acrescente o chocolate em pó e uma colher e meia de creme de hidratação. Feito isso, basta misturar bem até se formar numa pasta homogênea. Antes de aplicar a mistura no seu cabelo, você deve lavar os cabelos com xampu.

Banho de Brilho Caseiro
A sua mistura da água com café deve ficar bem concentrada e, ao final, deve estar semelhante a essa imagem.

O aconselhado é usar um xampu transparente que seja antirresíduo, pois ele limpa os cabelos e deixa as cutículas abertas para receber todos os benefícios da mistura. Não é obrigatório o uso desse xampu, mas se você tiver ele em mãos, vale a pena usar. Depois é só aplicar a mistura, deixar agir por 30 minutos e, em seguida, é só lavar em água fria e condicionar.

Receitas de banho de brilho caseiro – Cabelo loiro

Se você quer uma receita de banho de brilho para cabelo loiro, essa será ideal para você, pois, com essa receita, você pode tentar corrigir alguns reflexos alaranjados, por exemplo. Para dar continuidade a essa dica, você deve obter meio tubo de tintura, água oxigenada 10 volumes e creme de hidratação branco. Se você quiser retratar os reflexos alaranjados, você deve utilizar os tons com a terminação 1.

Depois de reunir os ingredientes, você só deve lavar o seu cabelo somente com o xampu, assim como todas as outras receias, misturar os ingredientes e aplicar nos cabelos ainda úmidos. O produto deve agir no cabelo de 5 a 15 minutos, a depender do tom que você deseja alcançar, por isso é importante ficar observando como essa mistura reage ao seu cabelo.

Receitas de banho de brilho caseiro – Keraton

Se você não quer fazer nenhuma receita caseira, mas prefere usar um produto específico para isso, o banho de brilho com Keraton é o que você precisa. Esse produto tem, em seu composto químico, tudo aquilo que é necessário para dar brilho, maciez e hidratar os seus cabelos e, o único ingrediente, é o próprio produto.

Banho de Brilho Caseiro
Se você busca por maior comodidade, e não quer fazer uma receita de banho de brilho, esse produto pode ser ideal para você.

Tendo o produto já em mãos, tudo o que você deve fazer é lavar o seu cabelo com xampu e aplicar o produto por toda a sua extensão capilar. Você deve deixar o produto agir por cerca de 30 minutos e, em seguida, enxaguar as suas madeixas. Em seguida você pode finalizar o seu cabelo com algum creme de hidratação ou de outra forma que você já esteja acostumada.

Nutrientes para usar no banho de brilho

Acima nós damos algumas dicas de receitas de banho de brilho que você pode usar e, sem sombras de dúvidas, essas receitas são suficientes para que o seu cabelo tenha um aspecto mais saudável, fique mais brilhoso e hidratado. Entretanto, existem alguns nutrientes que fortalecem certos resultados, e se você está precisando intensificar o resultado, nós vamos dar algumas dicas de nutrientes que você pode usar.

Vitamina A: Essa vitamina ajuda com que os fios cresçam mais rápido, mas deve ser usado na medida certa, do contrário, pode causar queda capilar;

Vitamina D: É recomendável para mulheres que tem o cabelo enfraquecido e com pontas duplas;

Vitamina E: Nutre os fios na cama mais profunda, ideal para cabelos que tem aspecto mais seco e opaco;

Extrato de bambu: Fora do convenciona, mas ajuda a fortalecer a raiz e estimula o crescimento dos fios;

Banho de Brilho Caseiro
Ainda que o extrato de bambu não seja muito convencional, valerá muito a pena você usar esse nutriente na sua receita de banho de brilho caseiro.

Extrato de uva: Confere um resultado de cabelos mais leves, sedosos e brilhantes. É possível notar um aspecto de leveza maior;

Óleo de argan: Auxilia na reconstrução capilar fortalecendo, dando brilho e hidratando os fios;

Bepantol líquido: Ajuda a reparar os fios, na hidratação e promove um crescimento mais ágil nos fios.

Essas foram algumas dicas de ingredientes que você pode usar para fazer a receita do banho de brilho caseiro, basta saber qual a necessidade do seu cabelo e se aventurar. Mas lembre-se que todos os ingredientes devem ser usados na medida certa, pois se for exagerado, pode comprometer o resultado. Então, não se esqueça, use sempre com consciência.

O nosso post termina por aqui, mas esperamos ter te auxiliado a compreender um pouco mais sobre esse procedimento. Se esse post serviu para você, não deixe de compartilhar com suas amigas para que elas também possam se beneficiar dessa receita. Por fim, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook, nos vemos no próximo post!

Compartilhe Se Gostou!