Como Recuperar Cabelo Com Química? DEFINITIVO

Quais são os produtos que devemos usar para recuperar cabelos danificados com química?


Muitas mulheres, principalmente nos dias de hoje, se preocupam em fazer as pazes com o seu cabelo natural. Por conta disso, muitas ficam sem saber como recuperar cabelo com química. Às vezes você faz aquela progressiva que ressecou todo o seu cabelo e não sabe como cuidar das suas madeixas e recuperar aquele brilho natural do cabelo. Ainda outro exemplo é quando você finalmente chega naquela sua coloração desejada, mas percebe que seu cabelo não absorveu a tintura como deveria e acaba ressecando.

Por mais inacreditável que pareça, isso é até algo comum de ocorrer. É muito fácil você conhecer mulheres que já passaram por esse tipo de problema. Então, fique calma! Por mais que você pense que está tudo arruinado, saiba que para tudo há uma solução. Saiba que você não está sozinha nessa, e para conseguir recuperar o seu cabelo, é muito mais simples do que você imagina.

E jamais fique achando que somente você é a culpada de toda essa situação; quando a mulher começa a mexer em química e processos mais fortes, realmente chega uma hora que você se vê obrigada a parar com tudo – seja momentaneamente ou não – e fazer um tratamento de resgate. Isso ocorre de uma forma até que “natural”, porque o cabelo por si só sofre danos externos.  O cabelo já é agredido diariamente, por exemplo, pelo sol, poluição e vento.  Quando, além disso, entram às substâncias químicas, a saúde fica abalada e é preciso começar um processo intensivo de recuperação.

Por isso que é sempre bom você ter noção de qual o seu tipo de cabelo, para evitar algum imprevisto desagradável. É sabido que a poluição, cloro, exposição ao sol excessiva e muita química pode deixar o cabelo ou muito oleoso ou muito ressecado. Para te ajudar a resolver esse e outros problemas, separamos aqui para você algumas dicas que irão ser muito úteis. Confira!

Mas como eu sei que meu cabelo está danificado?

Para saber se seu cabelo está danificado, você tem que se atentar a alguns sinais. Assim qualquer parte do corpo mostra que há alguma irregularidade, com o nosso cabelo não é diferente.

Os sinais de um cabelo danificado são o ressecamento, o desbotamento, a porosidade, a quebra química e a queda excessiva. Isso pode ser facilmente identificado, você consegue o prognóstico se seu cabelo está realmente danificado com um simples toque das mãos ou pelo olhar.

Se você precisa de uma conclusão mais precisa, você também pode realizar um exame laboratorial realizado por um profissional do salão de beleza. Um teste simples feito em casa também pode te auxiliar na conclusão se seu cabelo está, de fato, danificado;

Para realizar esse teste você só precisa escolher um fio de seu cabelo e esticá-lo. Com isso você irá notar se os fios do seu cabelo possuem uma elasticidade. Se ele não possuir essa elasticidade necessária e partir facilmente, pode ser um indício de que seu cabelo está danificado quimicamente. Para ter um resultado mais preciso, você deve procurar um profissional de confiança para realizar uma avaliação mais concreta e o tratamento adequado.

O que fazer para recuperar o cabelo com química?

Você tem várias opções de como tratar seu cabelo com química e, algumas dessas dicas, servem não somente para o cabelo já danificado, mas também para evitar problemas futuros que necessitem um tratamento intensivo de recuperação. Então vamos para as dicas!

  1. Abandone o secador e chapinha

Para você, essa dica pode parecer um tanto quanto irrisória, já que essa é a única forma que muitas meninas enxergam para deixar o aspecto do cabelo menos ressecado e danificado.

Mas saiba que isso é somente um resultado a curto prazo, e que isso pode te custar muito caro num futuro, deixando seu cabelo cada vez mais frágil e quebradiço. Você tem outras opções para conseguir “domar” o seu cabelo. Outra alternativa é, ao invés de usar o secador e chapinha, fazer uso da touca de meia.

  1. Nunca prenda o cabelo molhado

Essa é uma dica para todos os tipos de cabelos; tanto para aquelas que possuem o cabelo saudável ou para aquelas que não, já que esse problema gera problemas a longo prazo, como a aparição de fungos no cabelo.

Mas focando nos cabelos com química, prender o cabelo pode ser extremamente prejudicial porque isso vai intensificar o aspecto ressecado dele. Além de que o cabelo preso se torna muito mais sensível e suscetível a quebrar. Por isso, evite prender o cabelo molhado.

  1. Faça uso do vinagre no condicionador e na hidratação

Como já era de se esperar, o cabelo danificado pela química necessita de uma hidratação. Primordialmente, nós indicamos que você utilize o vinagre como auxílio na reconstrução dos fios, já que o vinagre é um poderoso segredo de beleza que serve para selar a cutícula dos cabelos.

A única coisa que você deve fazer é aplicar o vinagre no seu condicionador ou no creme de hidratação. Parece algo simples, mas só fazendo isso você faz com que minimize a quebra dos cabelos e suaviza o aspecto quebradiço, além de dar mais brilho às suas madeixas.

Caso você tenha feito escova progressiva, relaxamento ou permanente, invista nos cosméticos pós-química para prolongar o efeito da textura das madeixas. Os cosméticos de reconstrução também podem te ajudar. A seguir você encontrará algumas dicas práticas de produtos para reconstrução capilar:

Quais produtos devo usar?

Como o seu tipo de cabelo é danificado quimicamente, o ideal é você sempre se utilizar de produtos específicos que dialoguem com sua textura de cabelo. Por exemplo, se seu cabelo está ressecado quimicamente, você deve se utilizar de produtos como o shampoo ou condicionador que tratem esse tipo danificação capilar.

Existem produtos específicos para os cabelos quimicamente tratados para que você possa começar a recuperar os seus fios. Eles são indicados porque as fórmulas são concentradas e especiais para recuperar a fibra capilar e, portanto, manter as suas madeixas sempre saudáveis.

Para isso existem linhas capilares exclusivamente feitas para isso. Se você quiser dar uma olhada basta clicar aqui.

Se você possui cabelo cacheado ou crespo, nós indicamos a linha da Salon Line.

Aposte na reconstrução capilar

A reconstrução capilar é recomendada para cabelos quimicamente danificados porque esse processo tentar repor o nível de queratina perdida pelos fios. Esse processo é recomendável que seja feito a cada 10 ou 15 dias nos primeiros dois meses, para um resultado mais rápido e eficiente. Após esses dois meses, você deve ir reduzindo a frequência conforme observa cabelo voltando ao seu aspecto natural.

Receita caseira para reconstrução capilar

Que tal uma receita para fazer em casa, usando de produtos desenvolvidos especialmente para reconstruir a fibra capilar? Algumas marcas já possuem, em sua composição, opções com óleo de argan na formulação, a combinação perfeita para uma hidratação profunda. Confira nosso passo a passo e faça sua reconstrução em casa você mesma!

– Primeiramente lave duas vezes seus cabelos com um shampoo sem sal. Sabonetes sem sal em sua composição tendem a ser menos agressivo que os comuns e, por isso, limpa suavemente e trata os fios sem ressecá-los;

– Depois de ter feito isso, escolha uma máscara capilar e adicione algumas gotinhas do óleo de argan que você tem em casa para potencializar o efeito. Aplique a misture no comprimento do cabelo, excluindo a raiz, e enluve os fios para que o produto penetre com eficácia;

– Feita a massagem, faça uma pausa e deixe o produto agir de 3 a 5 minutos;

– Após a pausa, o cabelo deve ser lavado novamente para retirar todo o produto;

– Feito isso, para finalizar, aplique um leave-in ou creme para pentear com proteção térmica no comprimento. Se você secar os fios com secador conseguirá reforçar ainda mais a hidratação dos produtos termoativados pelo calor, além de ativar o brilho extra às madeixas, mas recomendamos que você evite utilizar produtos termoativado.

Na hora de pentear, cuidado e paciência são os ingredientes principais. Os fios devem ser desembaraçados de baixo para cima, para realizar esse processo com maestria, o uso do pente fino é essencial.

Esperamos ter ajudado você com essas informações de como recuperar cabelos com química, até a próxima!

Curta o site no Facebook!