Como Tratar a Queda de Cabelo Feminino?


Veja aqui como evitar e tratar a queda de cabelo feminino!


Blog Feminina > Beleza > Cabelo > Como Tratar a Queda de Cabelo Feminino?

A queda de cabelo é um problema que assola uma parte considerável de mulheres, e essa pode ser uma situação bem incômoda, pois acarreta alguns problemas. Entretanto, nem todas as mulheres sabem como tratar esse problema, mas nesse post nós iremos trazer alguns assuntos relacionados a esse tema, bem como quais são as causas e como realizar o tratamento. Então, se você sofre desse problema, recomendamos que você leia esse artigo até o final para obter todas as respostas de como evitar e tratar a queda de cabelo feminino. Sem mais delongas, vamos para o que realmente importa!

Como Tratar a Queda de Cabelo Feminino
Está tendo problemas com queda de cabelo, e não sabe como resolver esse problema? Então confira esse artigo até o final, pois iremos mostrar dicas valiosas para você!

A queda de cabelo feminino pode ter muitas causas, e por esse motivo que muitas das vezes é difícil reverter esse processo. Para que esse problema seja devidamente tratado, é primordial reconhecer qual o possível causador da queda de cabelo para que, depois disso, possa ser feito o devido tratamento. De nada adianta você começar a usar alguma vitamina que ajuda a crescer o cabelo se o seu problema não é falta de vitamina. Muitas das vezes, um procedimento errado pode potencializar o problema ao invés da sanar completamente.

Por isso, antes de sabe como tratar queda de cabelo, é fundamentalmente importante reconhecer a raiz do problema, pois dessa forma você poderá evitar futuros dissabores. O cabelo tem um papel muito importante na aparência feminina e, por vezes, a queda capilar pode fazer com que a autoestima seja abalada negativamente. Pensando em evitar o confrontamento desses problemas, resolvemos elaborar esse post para que você consiga reverter essa situação.

Nesse post, além de saber como tratar queda de cabelo feminino, você também irá saber alguns dos possíveis agentes causadores. Conhecer o que pode causar a queda de cabelo também é importante, pois dessa forma você conseguirá evitar com que esse problema acarrete a saúde dos seus cabelos. Então, se você quer saber tudo sobre esse assunto, basta você continuar lendo esse artigo até o final que iremos sanar todas as suas dúvidas!

O que é queda de cabelo?

Por mais inimaginável que seja, a queda de cabelo é um problema que assola grande parte das mulheres em todo o mundo, mas nem sempre as mulheres se dão conta disso. Geralmente só se costuma perceber a queda capilar quando o couro cabeludo começa a aparentar algumas falhas, mas é importante você saber reconhecer os sinais. Bem como outros problemas, quanto antes você ler os sinais, mais fácil será de tratar e menos danoso será para o seu couro cabeludo.

A queda de cabelo, ou calvície, pode ser o resultado de inúmeros problemas e, a depender da causa, existe uma maneira específica para lidar com esse problema. Você deve ter em mente que a perda dos cabelos pode ocorrer de duas formas: progressivamente ou de repente. Ou seja, a maneira progressiva é aquele estágio onde cai pouco mais de 100 fios diários, quando geralmente não nos damos conta. Mas, em caso de alopecia areata, esse processo ocorre de maneira bem mais acelerada, e que assusta a grande maioria das mulheres.

Como Tratar a Queda de Cabelo Feminino
É comum cair cerca de 100 fios de cabelo diariamente, mas se você notar um nível acima do comum, isso pode ser um sinal de que você está sofrendo de queda capilar.

Se você está sofrendo com o tipo de queda de cabelo alopecia areata, por mais que pareça assustador, recomendamos que você tenha calma, pois nem tudo está perdido. Isso porque há dois tipos de alopecia, sendo uma temporária e outra permanente. Então antes de se desesperar e achar que você irá perder todo o seu cabelo, procure um médico especialista, um dermatologista, e faça uma avaliação para saber qual é o seu caso.

Porém, antes de você conhecer os agentes causadores da queda de cabelo, você deve saber que há mais de um tipo de queda capilar. É muito comum que as pessoas coloquem tudo em um único grupo, mas a realidade é bem distinta desse senso comum. Pode parecer besteira, mas não é. Categorizar o tipo de queda capilar é de suma importância para começar algum tratamento, então confira abaixo um pouquinho mais sobre esse assunto.

Tipos de quedas de cabelo

Como falamos logo acima, há diferentes grupos que categorizam os tipos de queda de cabelo. Todos esses grupos possuem um nome técnico e mais profissional, geralmente usado pelos médicos dermatologista. Como você deve saber, conhecer o problema torna mais fácil a sua solução, e é justamente isso que você deve saber os tipos de queda de cabelo, para que se fique mais simples solucionar esse problema.

Tipos de quedas de cabelo – Cicatricial e Não Cicatricial

Esse provavelmente é primeiro diagnóstico que o médico irá fazer ao manter um contato com você, pois esse prognóstico é crucial para os cuidados subsequentes. O primeiro tipo, queda de cabelo cicatricial, é um processo bem mais delicado, onde o bulbo capilar foi completamente danificado. Nesses casos, o cabelo não voltará a nascer, ou seja, é um problema permanente. Mas esse tipo de queda de cabelo é o mais raro de se acontecer, e geralmente acontece por processos congênitos, inflamatórios ou infecciosos.

Contudo, mulheres que sofreram queimaduras, exposição demasiada à radiação, traumas, infecções virais, bacterianas ou fúngicas, também podem desenvolver esse tipo de queda capilar. Mas não é só isso, pois mulheres que usam muitos produtos químicos também podem ser acometidas com esse problema, e fica o alerta para você não exagerar nesses produtos, mas ter muita cautela ao usá-los. A boa notícia, entretanto, é que, se você for diagnosticada precocemente, ainda há chances de reverter esse processo e o seu couro cabeludo voltar a nascer cabelo.

Como Tratar a Queda de Cabelo Feminino
Ainda que a queda de cabelo cicatricial seja a mais perigosa, se ela for diagnosticada precocemente, ainda há tratamento.

Já em contrapartida, o tipo de queda de cabelo não cicatricial é mais leve e, apesar de ter queda de fios capilares, o folículo não é totalmente danificado, mas ainda permanece íntegro, permitindo com que os cabelos voltem a crescer naturalmente. Em todos esses casos, é de extrema importância você consultar um médico dermatologista, pois eles poderão dar o encaminhamento necessário para resolver esse problema.

Tipos de quedas de cabelo – Alopecia Androgenética

Esse tipo de queda capilar é causado pelo enfraquecimento capilar, ou seja, quando a raiz dos seus cabelos ficam fracas, ocasionando em quedas. Ainda que pareça um sintoma simples, ele tem raízes mais profundas, pois geralmente esse problema está interligado com problemas de hormônios ou até mesmo de origem genética. Geralmente, o tipo de queda de cabelo alopecia androgenética é menos severa em mulheres, mas, quando acontece com mulheres, geralmente o problema se inicia no alto da cabeça.

Como Tratar a Queda de Cabelo Feminino
É importante conhecer os sintomas de cada tipo de queda capilar, pois isso pode ajudar a diagnosticar qual é o seu problema. No tipo de queda capilar Alopecia androgenética, por exemplo, o problema começa no topo da cabeça.

Ao ler que a queda é ocasionada pelo enfraquecimento da raiz do cabelo, muitas mulheres podem achar que a solução seja somente algum produto capilar que fortifique a raiz do couro cabeludo. A verdade é que, em muitas situações, isso pode até funcionar, mas não é o ideal e nem o mais adequado. Ao fazer isso, você só estará maquiando o problema, pois não é uma solução permanente, é somente algo momentâneo. Se você quiser realmente resolver essa queda capilar, o melhor modo é indo ao dermatologista e pedir que ele receite uma solução para o seu caso.

Tipos de quedas de cabelo – Alopecia Areata

A queda capilar alopecia areata tem um agente causador bem inusitado. Esse problema tem origem autoimune, ou seja, é quando o sistema imunitário do corpo age como se os folículos capilares fossem um organismo estranho e começa a atacar. Ou seja, esse problema é ocasionado pelo próprio couro cabeludo. Nesses casos, após os ataques aos folículos capilares, o cabelo para de crescer e entra em processo de repouso. Cerca de três meses depois, já findado a período de repouso, o cabelo começa a cair.

Como Tratar a Queda de Cabelo Feminino
A queda de cabelo alopecia areata é bem sutil e, por isso, você deve sempre prestar atenção, também, no crescimento do seu cabelo.

Nesses casos, o problema só será revertido quando os folículos capilares pararem de ser atacados. Pessoas que tem esse tipo de queda de cabelo, o primeiro sintoma é uma mancha redonda de cerca de 2,5cm de largura. Na maioria dos casos, segundos estudos, estima-se que a maioria das pessoas irá passar por esse processo somente uma vez na vida, mas pode ocorrer desse processo se tornar recorrente, por isso é importante consultar um dermatologista, pois os sintomas podem agravar, podendo ocasionar em perda de pelos corporais.

Tipos de quedas de cabelo – Alopecia por Tração e Tricotilomania

Esses dois tipos de quedas capilares também podem ser chamados de autoinduzidas, pois é um processo onde, consciente ou inconscientemente, a própria pessoa é a culpada da queda de cabelo. No primeiro exemplo, em caso de alopecia por tração, é quando há tração excessiva e contínua sobre o cabelo devido a diferentes tipos de penteados. Ou seja, é quando os cabelos ficam esticados por muito tempo, pois isso pode prejudicar o couro cabeludo. Esse caso é mais simples de ser tratado, basta apenas evitar fazer esse tipo de situação onde o cabelo passa muito tempo tracionado.

Como Tratar a Queda de Cabelo Feminino
Muitas das vezes, nós mesmo podemos estar ocasionando a queda de cabelo. Quando usamos, por muito tempo, um penteado muito apertado, isso pode ocasionar na chamada “Alopecia por tração”.

Já a tricotilomania é a queda do fio proveniente do ato de ficar puxando e arrancando os fios capilares. Esse ato é muito comum para muitas pessoas, mas o que muita gente não sabe é que ele pode ser bastante prejudicial para o couro cabeludo e pode ocasionar ainda mais queda de cabelo. Mas a ação de arrancar o cabelo pode ter uma razão mais profunda. Muitas mulheres arrancam o cabelo como se fosse uma forma terapêutica, onde acaba aliviando certas dores do cotidiano e, para superar essa dificuldade, pode ser necessário uma ajuda psicológica.

Tipos de quedas de cabelo – Eflúvio Telógeno

A ansiedade e o extremo estresse são duas coisas que a grande maioria dos brasileiros tem, mas o que muitos não sabem é que esses dois problemas podem ocasionar em queda de cabelo eflúvio telógeno. Nesses casos, um acontecimento súbito ou muito estressante pode fazer com que os folículos capilares parem de crescer prematuramente e também entrem na fase de repouso.

Na grande maioria dos casos, a perda de cabelo é temporária e o cabelo começa a se recuperar rapidamente, mas pode ocorrer desse sintoma se agravar e a queda de cabelo só findar quando o problema for solucionado. Nesse tipo de queda de cabelo, as causas podem ser muitas, bem como alterações hormonais, infecções do couro cabeludo, doenças crônicas, dietas extremas com baixo consumo de proteína ou hábitos alimentares incorretos.

Como Tratar a Queda de Cabelo Feminino
Uma alimentação pobre em proteína também pode desencadear a queda capilar. Por isso é sempre importante tomar muito cuidado com certas dietas muito radicais.

Esses são todos os tipos de queda de cabelo existente, e é fundamental você reconhecer qual é o seu tipo e saber ler os sinais, pois o quanto antes você diagnosticar, mais rápido irá conseguir uma solução para o seu problema e menos dano você obterá no seu couro cabeludo. Porém, você também deve saber quais são as causas das quedas capilares, e é justamente isso que iremos abordar no próximo tópico, não deixe de conferir.

Quais as causas da queda de cabelo feminino?

Saber o que causa a queda de cabelo feminino pode ser muito esclarecedor para você. Como mostramos em alguns tópicos acima, há um tipo específico de queda capilar que pode ser ocasionada pela própria pessoa, ainda que de maneira inconsciente. Por isso, é importante saber o que causa a queda de cabelo para que você possa evitar realizar esses tipos ações e, consequentemente, prevenir esse problema.

Como Tratar a Queda de Cabelo Feminino
Como você pode observar nos tópicos anteriores, há alguns fatores que podem causar a queda capilar e que nem imaginamos. Porém, existe algumas outras causas, e você deve estar ciente de todas elas.

Mas vale ressaltar que nem sempre é possível evitar esses problemas, somente tratar, como é o caso da herança genética. Nesses casos, você não tem como evitar, pois é algo que corre no seu DNA, e é impossível mudá-lo. Entretanto, nem tudo está perdido, pois ainda que você não possa mudar, você pode realizar alguns tratamentos específicos para driblar essa condição. Mas há outras causas que podem provocar a queda capilar feminina, e você pode conferir logo a seguir.

– Anemia;
– Má alimentação;
– Estresse;
– Inflamação no couro cabeludo;
– Cigarro;
– Descontinuação do uso da pílula anticoncepcional;

Como Tratar a Queda de Cabelo Feminino
A ruptura do uso contínuo da pílula anticoncepcional pode ocasionar vários problemas, e um deles é a queda de cabelo, algo que a maioria das mulheres não sabem.

– Tratamento capilar de má qualidade;
– Uso frequente de bonés e chapéus;
– Menopausa;
– Pós-parto;
– Tratamento com medicamentos indevidos;

Esses são alguns dos fatores que podem ocasionar na queda capilar feminina, e para cada um desses agentes causadores, existe um tratamento bem específico que o médico especialista irá passar para você. Porém, existe alguns produtos que ajudam no crescimento capilar e que, a depender do fator que causa a sua queda de cabelo, pode ser de muita ajuda para solucionar o seu problema, e iremos mostrar alguns deles abaixo:

Produtos para tratar a queda de cabelo feminino

Nos dias de hoje, há centenas de produtos de beleza que prometem uma série de resultados que agradam o grande público. É inegável afirmar que, com o passar dos tempos, a tecnologia vem se aprimorando e trazendo uma série de benefícios para os seus usuários, e isso também pode ser observado nos produtos de beleza, por exemplo. Por isso, não é raro encontrar produtos que ajudam no fortalecimento capilar.

Se você está sofrendo com queda capilar, um dos possíveis meios de tratar esse problema é apostar em um desses produtos que iremos mostrar. Entretanto, é muito importante reafirmamos uma coisa: esse tipo de procedimento não é o mais indicado para todo tipo de queda capilar, você deve consultar um médico primeiro para saber qual o real problema e como resolvê-lo.

Como Tratar a Queda de Cabelo Feminino
Há alguns produtos que o seu médico pode lhe indicar para tratar a queda capilar, e iremos mostrar algumas das possíveis opções.

Por exemplo, em muitos dos casos, ao fazer uso desses produtos, você poderá somente maquiando o problema ao invés de realmente resolver. Se o seu problema é mais profundo, o uso desse produto será uma solução momentânea. O uso desses produtos é mais indicado para os agentes causadores mais simples, mas, sem mais enrolações, vamos direto para a lista.

Produtos para tratar a queda de cabelo feminino – Zymo HSOR

Esse produto, altamente reconhecido por ser um complexo enzimático de origem biotecnológica, atua como um agente combatente à queda de cabelo causado pela alopecia androgenética. Ou seja, caso você já tenha se consultado com um médico, e ele tenha constatado que a origem da queda capilar seja essa, pode ser ideal você começar a fazer uso desse produto. Segundo alguns estudos, o Zymo HSOR aumenta cerca de 73% o número de fios após 6 meses de tratamento.

Produtos para tratar a queda de cabelo feminino – Cafeína

A cafeína pode ser um grande aliado para tratar a queda de cabelo feminino, e esse é o motivo de haver várias receitas que usam como principal ingrediente o café. Ele é um poderoso estimulante do crescimento do folículo capilar e auxilia no aumento dos queratinócitos. Segundo algumas pesquisas, esse pode ser um aliado simples, mas poderoso no que diz respeito ao crescimento capilar.

Produtos para tratar a queda de cabelo feminino – Minoxidil

O Minoxidil é um dos produtos para tratar a queda de cabelo feminino, e é um dos mais conhecidos e usados pelas pessoas. Muitos homens usam esse produto para o crescimento de pelos faciais, e os resultados são sempre promissores, mas essa não é a única finalidade desse produto. O Minoxidil auxilia no crescimento capilar, o que pode ser uma boa escapatória para quem sofre de queda de cabelo.

Como Tratar a Queda de Cabelo Feminino
O minoxidil pode ser uma ótima opção para tratar a queda de cabelo feminino, mas você deve ter muito cuidado ao escolher o produto, pois há muitas variáveis dele.

O produto age melhorando a articulação no couro cabeludo e, consequentemente, acaba retardando a queda dos fios. Porém, também é importante fazer um adendo desse produto; os seus resultados são um pouco limitados. Isso porque, diferente de outros que serão mostrados nessa lista, com o uso do Minoxidil, não há uma recuperação total dos fios, mas ele reduz a perda de cabelos, o que pode ser ideal para quem procura um produto com essa finalidade.

Produtos para tratar a queda de cabelo feminino – Xampu de Cetoconazol

Esse tipo de produto tem uma particularidade especial, que é o fato de ele ser antifúngico. Ou seja, mulheres que tem a queda de cabelo originada por algum fungo, esse produto poderá ser de grande ajuda. Esse xampu é geralmente usado no couro cabeludo para diminuir a quantidade de fungos, excesso de oleosidade e também é capaz de inibir os níveis de DHT. Recomenda-se uma aplicação de duas a quatro vezes por semana.

Produtos para tratar a queda de cabelo feminino – 17 Alfa Estradiol

Em caso do seu problema for hormonal, pode ser preciso que você tenha de fazer alguns outros procedimentos, mas, se for um problema leve, pode ser que o seu médico recomende o uso desse produto. O 17 alfa estradiol é recomendado em casos de diminuição da fase anágena no ciclo de desenvolvimento capilar na alopecia leve e moderada. Estudos apontam que a eficiência desse produto pode aplacar cerca de 85% dos pacientes.

Como tratar a queda de cabelo feminino

Nós mostramos alguns produtos que podem ajudar mulheres que estão com queda capilar, mas são alguns dos muitos produtos existentes. Mas para que você possa conseguir algo mais preciso, que irá trazer um resultado mais garantido, o recomendável é que você fale com o seu dermatologista e siga à risca todas as indicações. Entretanto, se a queda de cabelo é devido a má alimentação, nós iremos lhe ensinar como tratar nesse caso.

A base primordial para você tratar a queda de cabelo com base na alimentação, é apostar nos alimentos ricos em proteínas, minerais e vitaminas. Um dos minerais que pode ajudar bastante é o selênio, pois se trata de um mineral muito usado para a formação da pele, cabelos e unhas. Os alimentos ricos em proteínas são geralmente de origem animal, mas, em contrapartida, se você busca algum alimento rico em selênio, recomendamos a castanha-do-pará e a farinha de trigo.

Como Tratar a Queda de Cabelo Feminino
Se você quer tratar a queda de cabelo com base na alimentação, uma dica é apostar em alimentos ricos em selênio, como a castanha-do-pará.

Mas ao começar a ingestão do selênio, você deve ter muito cuidado, pois o uso em excesso também traz consequências negativas. O recomendado é consumir apenas uma castanha-do-pará por dia. Ainda falando de minerais, a falta de silício e zinco também pode causar um enfraquecimento do cabelo, unhas e da pele. Então, para ajudar no tratamento da queda de cabelo, você deve apostar nesses minerais, que podem ser encontrados em alimentos como o fígado, leite e farelo de trigo, por exemplo.

Porém, o fator decisor para tratar a queda de cabelo feminino pode ser a ingestão adequada de vitamina, pois o fator chave para o crescimento capilar está contido em uma dieta rica em vitaminas. Algo muito positivo é que todas as vitaminas contribuem para a melhoria dos fios, o que acaba acarretando em um leque de alimentos bem abrangentes. Contudo, algumas vitaminas são essenciais para a restauração do folículo.

Então se você pretende obter um resultado mais eficaz, você deve dar preferência para vitamina A, B e E. Em relação a vitamina A, grande parte das mulheres conhecem o poder que essa vitamina tem, e não é raro ver produtos capilares que tenham essa vitamina, pois ela realmente só traz benefícios. A vitamina B, porém, é uma das melhores para o crescimento do cabelo, e a vitamina E auxilia na melhoria da textura dos fios.

Como Tratar a Queda de Cabelo Feminino
As vitaminas são uma ótima opção para tratar a queda capilar. Uma dica é investir no pêssego, pois ela é rica em vitamina A. C e do complexo B.

Mas é sempre válido ressaltar que tudo em exagero faz mal, e com esses alimentos não é diferente. Nunca se automedique, aconselhamos que você procure um profissional adequado para que somente ele lhe dê as orientações necessárias para resolver esse problema.

O nosso post termina por aqui, mas se você gostou desse post e se lhe ajudamos com esse problema, não deixe de mandar esse artigo para a sua amiga, quem sabe uma dessas dicas não pode solucionar o problema dela? Também não deixe de curtir nossa página do Facebook e conferir outros posts aqui do site. No mais, nos vemos na próxima postagem, até mais!

Compartilhe Se Gostou!