Dicas de Luzes no Cabelo Para Clarear Os Fios Sem Danos


Aprenda como clarear seus fios sem danificá-los.


Blog Feminina > Beleza > Cabelo > Dicas de Luzes no Cabelo Para Clarear Os Fios Sem Danos

Clarear os cabelos ainda tem sido algo requisitado por muitas mulheres, e ao mesmo tempo que é um estilo clássica, também continua sendo um perfil bem moderno. A realidade é que esse tipo de coloração favorece muitos pontos e pode realçar a beleza de várias mulheres. Mas uma coisa que é unânime entre as mulheres é que esse processo de coloração pode ser bem prejudicial para o couro cabeludo. Entretanto, o que muitas ainda não sabem, é que há alguns processos de coloração mais natural que não danificam o cabelo. Gostou de saber disso? Então acompanhe o post até o final que iremos abordar com mais propriedade esse assunto!

Dicas de Como Clarear o Cabelo Sem Danificar os Fios
Está querendo clarear o cabelo, mas está com medo de deixar ele ainda mais danificado? Então confira as dicas desse post, pois iremos mostrar como clarear o cabelo sem danificar os fios!

Clarear os cabelos sem danificar as madeixas pode parecer algo de outro mundo ou até mesmo impensável, mas, nos dias de hoje, isso já é uma realidade. Muitas mulheres acham que esses processos mais naturais servem somente para conquistar um resultado levemente mais claro, mas quem pensa dessa forma, está errada. Há alguns processos onde não é usado nenhum tipo de química ou água oxigenada e, mesmo assim, é possível chegar em tons como o platinado, por exemplo.

E se você se interessou por esse assunto e quer saber como clarear o cabelo sem danificar os fios, continue nesse artigo que iremos lhe ensinar tudo sobre essas questões. Esse procedimento só tende a trazer benefícios, pois é de saber geral que muitos processos químicos no cabelo podem ocasionar em vários problemas, como o corte químico ou a queda capilar. Entretanto, quanto mais você opta por procedimentos mais naturais e menos danoso, mais você ajuda com que os seus fios fiquem cada vez mais saudáveis, brilhantes e o cabelo com luzes fique ainda mais exuberante!

Uma nova coloração de cabelo pode ser o suficiente para dar uma repaginada no visual, e saber como fazer luzes no cabelo sem danificar os fios pode ser muito interessante. Primeiro que, geralmente, ao passar por um processo químico intenso, é necessário investir em bastante hidratação ou máscara de reconstrução capilar, o que nem sempre é viável. Mas, em casos de coloração mais natural, você pode simplesmente continuar com a sua rotina de cuidados naturais. Confira mais sobre esse assunto logo abaixo!

Clareamento dos fios

Muitas mulheres optam por fazer o clareamento dos fios e, ao tomar essa decisão, elas se sentem extremamente realizadas. A verdade é que esse estilo de cabelo tem sido cada vez mais desejado pelas mulheres, o visual que detona é de elegância e muito modernismo, ainda que já seja um visual clássico. Esse tipo de coloração é a prova viva de que muitas das coisas sobrevivem ao tempo, pois cada vez mais mulheres se sentem representadas com essa cor de cabelo.

Contudo, uma característica que é muito comum em mulheres que tem o cabelo tingido em tom mais claro, é um cabelo mais ressecado e não tão hidratado. Sem sombras de dúvidas isso é algo que não agrada e, quando o cabelo não está completamente saudável, acaba que o resultado da coloração não é tão bonito quanto deveria. Por isso, clarear o cabelo sem danificá-lo é uma ótima opção.

Dicas de Como Clarear o Cabelo Sem Danificar os Fios
Nos dias de hoje, já não é impossível clarear os cabelos sem danificá-los, e essa é uma ótima proposta para preservar cabelos saudáveis.

Há vários motivos para escolher uma nova coloração, seja para simplesmente mudar o visual, garantir um aspecto mais iluminado ao rosto, ficar levemente mais loira, se sentir mais bonita etc. Mas, independentemente da razão de tomar essa decisão, todas querem um resultado agradável e que, de preferência, não seja tão danoso aos fios. Esse é um estilo de cabelo que vai bem em todas as mulheres, independente de idade e de textura de cabelo.

Porém, segundo alguns especialistas, as luzes ou mechas claras podem ser feitas com ou sem o uso da amônia, dependendo exclusivamente do tipo de cabelo, e isso é um método que agrada a grande maioria das pessoas, porque além de realçar a beleza capilar, ainda não oferece grandes riscos para os cabelos. Mas, nos tópicos a seguir, iremos mostrar algumas das principais receitas para colorir o seu cabelo naturalmente sem que ele fique danificado, confira logo abaixo mais sobre esse assunto!

Dicas para clarear os fios sem danos

Atualmente já é possível clarear os cabelos sem danificara os fios, ainda que muitas mulheres não tenham esse conhecimento. Mas, pensando na saúde dos seus fios, resolvemos elaborar algumas das principais dicas para clarear os fios sem que eles fiquem danificados, e se você quer ficar por dentro de todas essas nossas dicas, basta continuar lendo esse artigo até o final. Sem mais delongas, vamos direto para as receitas.

Dicas para clarear os fios sem danos – Sílica e Goma Xantana

É muito difícil para mulheres acreditar que é possível clarear os cabelos com uma receita que não leve água oxigenada, mas a nossa primeira dica para clarear o cabelo sem danificá-lo prova que é possível sim. E isso tudo só acontece devido a um composto peróxido, cujo é extraído de uma pedra vulcânica. Aparenta ser bastante fora do convencional, e realmente é um pouco raro encontrar outros produtos que tenham esse composto.

Dicas de Como Clarear o Cabelo Sem Danificar os Fios
Esses são dois ingredientes um pouco inusitado, mas a verdade é que é possível clarear o cabelo com sílica e goma xantana sem danificar o cabelo.

Porém, devido a sua fórmula inovadora, essa receita acaba permitindo que mulheres gestantes e lactantes possam usufruir dos benefícios, justamente porque não tem nenhum composto químico altamente agressivo. Esses dois produtos inflam a cutícula do cabelo, mas sem desestabilizar e, geralmente nos produtos que tem esse composto, tem-se um soro de leite com sílica do mar e a goma, que são altamente poderosos e nutritivos.

Dicas para clarear os fios sem danos – Chá de Camomila

Essa é uma receita até que bem antiga, mas muitas mulheres ainda têm certo receio em clarear o cabelo com camomila, e isso acontece por não darem tanta credibilidade assim para essa receita. Entretanto, quem pensa dessa maneira, está errada. Essa receita funciona sim, mas é necessário que você tenha entendimento de duas coisas. A primeira é, para quem já tem os cabelos claros, é preciso ter alguns cuidados – ainda que seja natural -, a segunda diz respeito a necessidade do uso de um pós-química.

Ainda que seja um processo natural, qualquer tipo de descoloração abre a cutícula do cabelo e, se não for devidamente tratado, pode causar alguma microlesão. Em caso de você fazer essa receita e não usar um pós-química, acaba deixando o couro cabeludo exposto e, dessa forma, ficando mais propício para obter danos na raiz do seu cabelo. Mas esse problema é facilmente resolvido, bastando somente o uso de um produto adequado que feche a cutícula. Então, lembre-se de usar um produto adequado após o término dessa aplicação. Agora que isso já foi esclarecido, confira abaixo como realizar a receita e o procedimento de aplicação.

Dicas de Como Clarear o Cabelo Sem Danificar os Fios
Essa é uma receita muito conhecida e que ganhou muita fama, e muitas mulheres a indicam. Por isso, não precisa ficar receosa, pois é possível clarear os cabelos com chá de camomila.

Para dar continuidade, você vai precisar reunir os seguintes ingredientes: 1 sachê de chá de camomila e água. O sachê pode ser substituído pelas flores de camomila, pois o resultado será igualmente eficaz, e esses são os dois únicos ingredientes que você vai usar. Porém, ainda que seja simples, não quer dizer que não funciona.

A aplicação é igualmente simples. O primeiro passo é fazer um chá bem forte de camomila e, após ele estar pronto, você deve deixá-lo esfriar. Enquanto você espera o chá esfriar, você pode aproveitar para lavar o seu cabelo e, quando tudo estiver pronto, com o chá pronto e o cabelo lavado, é só aplicar a mistura nos seus fios. Você pode usar um borrifador ou um algodão para facilitar esse trabalho, e depois de ter adicionado por toda a extensão desejada, coloque uma touca térmica e deixe agir por 20 minutos.

Dicas de Como Clarear o Cabelo Sem Danificar os Fios
É válido ressaltar, porém, que a resultado não será imediato. Portanto, você deve aplicar o chá regularmente, cerca de duas ou três vezes por semana.

Passado o tempo necessário, é só você remover a mistura do seu cabelo com xampu e não se esquecer de condicionar o seu cabelo. E claro, de preferência, use um produto que deixe os seus folículos capilares fechados para evitar futuros problemas e não deixar que o seu cabelo fique mais danificado. Claro que, para esse método, você deverá aplicar a receita uma vez por semana até que o cabelo comece a aderir cores mais claras, pois o resultado não é instantâneo. Porém, em cabelos mais claros, você conseguirá notar o resultado com mais facilidade.

Dicas para clarear os fios sem danos – Leite

Essa receita para clarear os cabelos é uma extensão ou variação da receita de camomila, pois os ingredientes são bem próximos. Ou seja, para essa receita, ao invés de usar a água, você irá usar um copo de leite e três sachês de chá de camomila, podendo ser também a folha desidratada. E o modo de aplicação também é bem semelhante, você só terá que preparar o chá como normalmente faz, deixar esfriar e, com os cabelos já lavados, aplicar o produto no seu cabelo.

Dicas de Como Clarear o Cabelo Sem Danificar os Fios
Essa é uma outra receita caseira, extremamente fácil de se fazer. Se você quer realmente clarear os seus fios, vale muito a pena investir nessa receita.

Nesse procedimento, porém, o tempo que você deve deixar a mistura no cabelo é maior. Você deve deixar agir por 30 minutos e, ao final desse tempo, basta lavar o seu cabelo com xampu, condicionador e finalizar da maneira que você está habituada.

Dicas para clarear os fios sem danos – Ruibarbo

O ruibarbo é um produto que nem todas as mulheres conhecem, o que é super comum de acontecer, pois não é algo que está presente na vida de todas as pessoas. Mas, para aquelas que não conhecem, trata-se de uma hortaliça que é original do continente asiático, e geralmente é utilizada para algumas receitas específica e também tem função medicinal. É uma hortaliça bem sofisticada e versátil, e os seus benefícios também podem abranger o cabelo.

Dicas de Como Clarear o Cabelo Sem Danificar os Fios
O ruibarbo pode não ser muito conhecido, mas os seus benefícios são muitos e, inclusive, você também pode fazer luzes no cabelo com o ruibarbo.

O ruibarbo é muito rico em vitamina A e B o que significa dizer que ajuda no crescimento capilar e, além desse benefício, o ruibarbo é uma hortaliça laxante, adstringente, anti-inflamatória, tônica, antibacteriana etc. E por ser um produto tão rico, ele também pode ajudar a clarear o cabelo sem danificar os fios, mas para isso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

– ¼ de xícara de ruibarbo picado;
– 2 copos de água.

Tendo esses dois ingredientes em mãos, você deve colocar o ruibarbo na água e levar ao fogo até levantar fervura. Depois disso, você deve coar o líquido e enxaguar os seus cabelos com a água de ruibarbo. Após ter adicionado toda a mistura por toda a extensão capilar, você deve deixar agir por 10 minutos e, caso queira, pode usar uma touca térmica. Decorrido o tempo necessário, é só lavar o seu cabelo como de praxe, com xampu, condicionador e finalizar da forma que você preferir.

Dicas para clarear os fios sem danos – Mel

Essa também é uma das receitas bem famosas, mas que também ajudam a deixar os cabelos mais claros. Trata-se de uma receita caseira para clarear o cabelo, o que significa dizer que é bem simples e você provavelmente deve ter os ingredientes em casa. E por falar nisso, os ingredientes são: 1 xícara de mel, 2 colheres de azeite de oliva e 1 colher de vinagre. Tendo juntado esses ingredientes, o próximo passo é preparar a mistura.

Dicas de Como Clarear o Cabelo Sem Danificar os Fios
Se você está procurando por uma receita para clarear o cabelo bem simples, a receita com mel é ideal para você. Simples, rápido e muito eficiente!

O modo de preparar é bem simples e consiste em, basicamente, misturar todos os ingredientes em alguma tigela e misturar até que fique tudo homogêneo. Em seguida, após ficar tudo homogêneo, você deve lavar o seu cabelo e, com ele ainda úmido, basta aplicar a mistura. Você pode deixar o produto agir de 30 a 1 hora e, quanto mais tempo ele ficar no seu cabelo, melhor será o resultado.

Dicas para clarear os fios sem danos – Canela

Com essa receita, além de clarear os fios, você também consegue fazer luzes no cabelo sem danificá-lo, mas, para isso, basta você ter uma atenção um pouco maior na hora da aplicação. Mas antes de ir para o modo de preparo e aplicação, vamos falar sobre os ingredientes que você vai precisar. Os ingredientes são bem simples, e se resumem em: 2 colheres de chá de canela em pó e 3 colheres de condicionador.

Após obter todos os ingredientes, você deve colocar todos eles em um recipiente e misturar até virar uma pasta homogênea. Feito isso, já com os cabelos devidamente limpos, basta aplicar a máscara de canela em todo o comprimento dos fios, mecha por mecha, mas evitando encostar o produto no couro cabeludo. Depois de aplicado em todo o cabelo, basta você usar uma touca térmica e deixar o produto agir por 5 horas no cabelo. Se você não quiser todo o cabelo claro, mas somente algumas mechas, basta você adicionar a mistura somente nos lugares desejados.

Dicas de Como Clarear o Cabelo Sem Danificar os Fios
Essa é mais uma dica de receita caseira, com ingredientes que certamente você tem em casa. Com essa dica, além de você clarear o cabelo com canela, você ainda pode economizar bastante com os ingredientes.

O tempo que você deve deixar o cabelo é bastante duradouro, e você deve estar ciente de que o resultado não será tão visível logo na primeira aplicação. Tenha em mente que os resultados estarão mais nítidos na terceira ou quarta aplicação e, se você quiser que o cabelo fique mais claro com mais rapidez, você pode adicionar na mistura 1 colher de sopa de limão e 1 xícara de chá de mel. Depois de ter deixado o produto o tempo necessário, basta remover a mistura com xampu, condicionador e finalizar como de costume.

Essas são algumas receitas que irão ajudar você a clarear o cabelo sem que ele fique danificado, porém, todos esses processos demandam um certo tempo até que você possa notar uma diferença. Mas se você for um pouco mais apressada, e preferir usar química no cabelo, nós iremos dar algumas dicas para minimizar os danos no seu cabelo, confira abaixo algumas dicas importantes.

Como manter os fios saudáveis

Se mesmo depois de apresentarmos essas dicas, você ainda preferir recorrer a algum processo químico, nós iremos dar algumas dicas primordiais para que o seu cabelo fique o menos danoso possível. Ainda que um processo químico danifique o seu cabelo, há certas coisas que você pode fazer para amenizar esses danos, e é justamente o que iremos mostrar nos próximos tópicos.

Como manter os fios saudáveis – Teste de mecha

Como você bem sabe, um processo químico é danoso, e nem todos os cabelos têm força o suficiente para resistir a esse procedimento. Muitas mulheres acabam por ter queda de cabelo, e certamente não é isso que você deseja. Então, antes de aplicar qualquer produto por completo, aplique em uma única mecha e analise a condição dos seus fios e se certifique que seu cabelo irá aguentar.

Como manter os fios saudáveis – Preparo pré-química

Preparar o cabelo é fundamental para clarear os fios, em especial no dia em você for realizar o procedimento. Algumas semanas anteriores, você pode começar a fazer algumas hidratações caseiras, tonificar o cabelo e até mesmo umectação. Mas, no dia da aplicação, é importante que você tenha deixado o cabelo por, no mínimo, 24 horas sem lavar. Pode parecer estranho, mas o próprio sebo do cabelo protege contra o estresse oxidativo da raiz, criando uma barreira que impede a penetração da química na região.

Dicas de Como Clarear o Cabelo Sem Danificar os Fios
Preparar o cabelo antes de receber química é muito importante. Por isso, em hipótese alguma, pule esse procedimento, do contrário, o seu cabelo ficará suscetível a muitos danos.

Se você também quer garantir que o seu cabelo irá resistir a química, é muito importante não pular esse processo. O preparo pré-química irá fazer com que os seus fios se preparem para receber qualquer tipo de substância e, consequentemente, ajuda com que o seu couro cabeludo não fique tão danificado. Uma dica é apostar em produtos específicos para a pré-química, pois eles são muito úteis, fáceis de achar e não são tão caros.

Como manter os fios saudáveis – Clareamento gradual

Se o seu cabelo é preto, por exemplo, dificilmente o seu cabelo irá chegar ao platinado em uma única aplicação. Se você tiver muita presa e querer aplicar em seguida o produto, o seu cabelo irá ficar ainda mais quebrado e ressecado. Por isso, se você tem um tom de cabelo muito escuro, faça uma descoloração em duas ou mais etapas, tendo um intervalo de alguns dias entre elas, para evitar mais problemas para o seu cabelo.

Como manter os fios saudáveis – Prolongue a manutenção

Quanto mais recente o seu cabelo tiver que ser retocado, maior será o estrago do seu cabelo. Por exemplo, uma manutenção a cada mês pode deixar o seu cabelo ainda mais fraco e quebradiço, e uma ótima dica é prolongar a manutenção. Uma maneira bem fácil de fazer isso é manter uma rotina de cuidados capilar, onde você esteja constantemente hidratando e cuidando dos seus cabelos, essa é uma ótima forma para manter os seus cabelos saudáveis.

Como manter os fios saudáveis – Preparo pré-químicaPreparar o cabelo é fundamental para clarear os fios, em especial no dia em você for realizar o procedimento. Algumas semanas anteriores, você pode começar a fazer algumas hidratações caseiras, tonificar o cabelo e até mesmo umectação. Mas, no dia da aplicação, é importante que você tenha deixado o cabelo por, no mínimo, 24 horas sem lavar. Pode parecer estranho, mas o próprio sebo do cabelo protege contra o estresse oxidativo da raiz, criando uma barreira que impede a penetração da química na região.Se você também quer garantir que o seu cabelo irá resistir a química, é muito importante não pular esse processo. O preparo pré-química irá fazer com que os seus fios se preparem para receber qualquer tipo de substância e, consequentemente, ajuda com que o seu couro cabeludo não fique tão danificado. Uma dica é apostar em produtos específicos para a pré-química, pois eles são muito úteis, fáceis de achar e não são tão caros.
Prolongar a manutenção não é um procedimento difícil, basta somente você ter um cronograma de cuidado capilar. Dessa forma, como o seu cabelo estará mais saudável, o tempo de você ir ao cabeleireiro, será maior.

O nosso post termina por aqui, e esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais sobre esse assunto. Se esse artigo foi útil para você, não deixe de mandar para uma amiga sua que está pensando em aderir esse visual. No mais, acompanhe outros posts aqui do site e curta nossa página o Facebook para mais atualizações. Nos despedimos por aqui, até a próxima!

Compartilhe Se Gostou!