Exoplastia – O Que é? Como é Feita?

Conheça todos os benefícios dessa solução definitiva, uma ótima opção para profissionais do salão como para quem cuida das madeixas em casa.


Vamos falar sobre a exoplastia, esse é um método usado com um produto para aquelas mulheres que desejam obter um cabelo liso. Esse novo método vem em contraponto há muitas outras técnicas que prometem o mesmo resultado, mas que acarretam consigo uma série de malefícios para o couro cabeludo.

Se você pretende alisar o seu cabelo, mas tem medo que ele se danifique devido a algumas substâncias contidas no processo, fique atenta a esse novo produto que, além de oferecer o cabelo liso, ainda promete cuidar das suas madeixas durante todo o tratamento.

O que é a exoplastia?

Esse tratamento capilar é similar às escovas progressivas, mas que não contém nenhum tipo de substância que agride a raiz e extensão capilar, como o formol, guanidina e tioglicolato. Para que você compreenda melhor, essa técnica pode ser comparada ao botox capilar e ao reconstrutor térmico, mas contendo outras substâncias que não são tóxicas para o seu cabelo.

Se você gosta de alisar o cabelo, certamente já passou por alguns problemas com as escovas que continham formol e danificavam as suas madeixas e sendo impedida de experimentar outros tipos de transformações químicas, devido ao processo da progressiva ser extremamente forte.

Por exemplo, você que alisa o cabelo com essas outras técnicas, geralmente é aconselhada a não descolorir o cabelo ou mesmo passar por um processo que altere a tintura capilar, pois isso pode acarretar em um cabelo sem vida ou problemas mais graves como o corte químico.

Esse produto foi feito especialmente para você que não quer abandonar o cabelo liso, mas quer deixá-lo mais saudável. A exoplastia, dentre seus componentes químicos, possui uma fórmula onde não há presença do formol e outras substâncias que podem alterar a estrutura saudável dos fios.

Ele possui uma base que conduz o alisamento desejado através da nanopartícula de serina, que não é tóxica e não danifica os cabelos alisados, pois se trata de um nutriente. Ou seja, é praticamente uma escova progressiva que trata os fios ao mesmo tempo em que alisa.

Como ela funciona?

De fato se trata de um produto muito inovador, já que ele não agride os fios capilares. O produto age de fora para dentro, penetrando profundamente nos fios. Ele reorganiza as células responsáveis pela textura original do cabelo, o que o torna extremamente inovador e bastante útil, mas a melhor parte ainda está por vir!

Muita gente reclama que ao usar processos como o botox capilar, notam que o cabelo não absorve completamente os nutrientes contidos em alguns produtos como shampoo ou condicionador. Isso ocorre justamente por causa da impermeabilização decorrente do próprio processo, o que limita em grandes quantidades o tanto de nutrientes que o cabelo poderá absorver, devido ao couro cabeludo estar debilitado.

Diferentemente dos outros métodos para alisar o cabelo, a exoplastia não impermeabiliza os fios. Isso significa que o seu cabelo continuará podendo receber os nutrientes, a água e a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo em sua plenitude.

Quais outros benefícios a exoplastia oferece?

Além de ele ser extremamente viável para aquelas que não querem ver seu cabelo sendo prejudicado por substâncias químicas nocivas, ele também evita o famoso “cabelo armado”.

Em sua maioria, esse processo é mais evidente em mulheres crespas e cacheadas que resolveram aderir o cabelo liso como forma de interpretar o seu estilo pessoal. É comum depois de alguns dias com o tratamento feito, notar que o cabelo vai ficando levemente armado. Com isso, você se vê obrigada a recorrer a chapinha.

Por conta desse fato, mulheres crespas e cacheadas com o cabelo alisado, tem uma facilidade maior para que o cabelo fique mais ressecado. E para esse grupo de mulheres, a exoplastia também pode te causar um bem, já que ele não deixa esse aspecto mais armado.

Isso somente é possível porque a sua estrutura com base nanopartícula de serina, ao entrar em contato com o cabelo, introduz molécula de colágeno nas estruturas dos fios, o que resulta na redução de volume.

O Exo Hair Exoplastia ainda tem como princípio ativo o Exovitin, que são peptídeos eletrostáticos nanoparticulados. Isso significa que esse elemento é compatível com todas as químicas hoje existentes no mercado, incluindo relaxamentos, colorações e descoloração. Então você pode incluir outro processo químico antes de realizar a exoplastia.

Qual o processo de aplicação da Exoplastia?

A aplicação da Exoplastia por qualquer profissional pode durar cerca de 2 a 3 horas. Sim, é um procedimento um pouco demorado, afinal, é um tratamento pensado passo a passo, em que a tecnologia só vai funcionar se o processo de aplicação realmente for seguido de forma pontual. Então vamos para o passo a passo:

1- Lavagem e preparação de seus cabelos

Para iniciarmos o procedimento, é preciso que, inicialmente, você utilize um shampoo como o Exo Access quantas vezes forem necessárias para a remoção completa e total de qualquer resíduo existente no cabelo. O papel do shampoo é deixar o cabelo completamente limpo e desengordurado. Depois de remover o shampoo, o passo seguinte é remover toda a umidade com um secador. Isso vai permitir que as moléculas penetrem profundamente no córtex capilar para potencializar seu efeito.

2 – Aplicação do produto

Durante a aplicação, é preciso separar os cabelos em quadrantes e aplicar o Exo mecha por mecha, tomando o cuidado de ser a meio centímetro do couro cabeludo, no sentido da raiz até as pontas. Só assim o produto agirá em todo o cabelo, proporcionando uniformidade no resultado. Depois da aplicação, é preciso enluvar e pentear de forma suave e com pente fino, para distribuir todo o produto.

3 – Uma breve pausa de 30 minutos

Depois desse processo, espere o produto reagir por 30 minutos, pois esse é o tempo necessário para que as nanopartículas do produto comecem a agir nos cabelos e atravessem as barreiras naturais dos fios e se mesclem com as proteínas do córtex. Passado esse tempo, você deve enxaguar os fios com água morna ou fria e retirar todo o produto. Atenção a esse detalhe que é muito importante; o Exo deve ser totalmente removido dos fios. O passo seguinte é a secagem do cabelo e, para casos de madeixas mais rebeldes, pode-se fazer uma escova para um melhor alinhamento dos fios.

4 – Ativação térmica

Nessa etapa, as mechas finas do cabelo, que deverão estar totalmente secas, devem ser pranchadas pelo menos por 12 vezes ou até que estejam completamente alinhadas. A temperatura deve estar em torno de 190 a 230 graus.

Atenção para um detalhe muito importante; em cabelos loiros, ruivos ou de fundos mais claros, a temperatura não deve ultrapassar os 190 graus. Depois desse passo, os fios estão prontos e não é preciso lavar em seguida. Pode-se, inclusive, esperar de 24 a 48 horas para lavar o cabelo.

Quanto tempo dura o resultado da exoplastia?

É um procedimento relativamente duradouro. Após a primeira aplicação, a Exoplastia deve ser reaplicado de 3 a 4 meses. Porém, se na primeira aplicação não houve satisfação com o resultado, pode-se fazer a reaplicação do produto imediatamente.

Em relação à manutenção, você deve lembrar-se que é preciso dar continuidade ao tratamento dos cabelos, mas agora com produtos específicos que, além de hidratar e cuidar dos fios, irão manter o efeito liso por muito mais tempo. Há alguns cuidados que também devem ser considerados como, por exemplo, as lavagens constantes. Se elas ocorrerem com maior frequência, pode ocorrer de o produto ficar menos tempo nos cabelos, então, o melhor é que o próprio profissional indique qual a periodicidade necessária.

Como vocês devem ter notado, a Exoplastia não é simplesmente mais uma química no mercado, mas sim se trata de um produto que tem todos os elementos pensados para que haja uma modificação nos fios de forma segura, eficaz e saudável. Outra vantagem que pode ser citada é que, além da alta qualidade e desempenho, não há odor desagradável, que é tão característico em outros produtos.

Quais cuidados devo tomar após a aplicação?

Assim como qualquer outra aplicação de um produto, a exoplastia também exige alguns cuidados especiais. É aconselhável que, após a aplicação, você evite banhos quentes, shampoos antiressíduos, mar e exposição prolongada ao sol, pois esses fatores podem ocasionar o ressecamento do cabelo após o procedimento.

Tente evitar o uso constante da chapinha, secador ou babyliss, pois também pode agravar o ressecamento do cabelo. Mas se você se ver obrigada a usar um desses objetos por algum motivo, aconselhamos que você aplique algum protetor térmico, para que minimize o calor advindo dessas ferramentas.

Além disso, foque em numa rotina de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios ou produtos que específicos para as necessidades do seu cabelo. Aconselhamos também que você invista em produtos para cabelos quimicamente tratados, pois eles têm uma sustância maior de nutrientes necessários para que seu cabelo continue sempre saudável.

Mas lembre-se, converse sempre com o seu cabeleireiro sobre isso, pois as orientações podem ser diferentes conforme a necessidade observada pelo profissional.

Outras informações importantes

Com há uma reposição de nutrientes, o cabelo sai do alisamento mais saudável, maleável, forte e brilhoso. No entanto, assim como qualquer outro procedimento capilar, o mais indicado é que, anteriormente a aplicação do produto, você verifique a saúde dos fios para avaliar se há necessidade de outros tratamentos prévios à aplicação. Isso porque, como haverá a ação de outros ativos nos fios, é possível que o efeito seja diferente de pessoa para pessoa.

Além disso, a exoplastia capilar não é aconselhável para mulheres que querem obter um efeito “escorrido” para cabelos naturalmente lisos. O produto não é feito para acabar com o frizz e com o volume de uma forma imediata, então não aconselhamos o uso dele para esse fim.

Por fim, esperamos que tenham gostado de nossa dica de hoje!

 

Curta o site no Facebook!