Limpeza de pele – Aprenda truques caseiros para melhorar a saúde do seu rosto

Se você se preocupa com estética e bem estar, é de grande importância que você leia essas dicas de limpeza de pele caseira. Conheça os mais variados e alternativos modos de cuidar da sua pele com produtos que você tem em casa e/ou de fácil acesso.


Cuidar da pele nem sempre é tarefa fácil e exige muito da pessoa, tanto em questão de tempo quanto em disposição. Outro fator que pesa bastante é o preço exorbitante de alguns produtos “milagrosos” que prometem retroceder à juventude.

É de conhecimento geral que vários fatores podem influenciar negativamente na saúde da pele, e muito desses malefícios estão predominante no dia a dia. Para saber como combater esses agentes causadores, é de suma importância, primordialmente, saber quais são os malfeitores esses malfeitores.

A exposição de alguns agentes poluentes externos, por exemplo, pode causar esses malefícios. Carros, motos, ônibus e afins propagam uma grande massa de gás poluente, que pode causar irritação na pele. Seguindo o mesmo raciocínio, as grandes indústrias também podem ser intimadas de culpa, tendo em vista que também liberam uma taxa considerável de poluentes que degradam a saúde da pele.

Há, ainda, as influências diretas, como, por exemplo, o tabagismo e o álcool. A preponderância desses vícios dão resultados maléficos internos e externos, que é muito bem observado na pele, deixando-a manchada e rugosa. O sol pode ser considerado bem dualista, pois se for exposto de forma irregular, causará danos nocivos à pele. Por isso é sempre bom sair de casa com protetor solar.

Maquiagem também pode ser um problema para a pele, por isso a dica é usar somente quando for realmente necessário e evitar ao máximo usar uma make super forte ou carregada. Ou para você que não sai de casa sem aquela “base”, tenha como alternativas maquiagens que, ao mesmo tempo em que cobrem as imperfeições, hidratem a pele.

Claro que muito da aparência jovial está ligado à saúde mental e psicológica. Por isso, tente sempre se manter o mais calma possível, evitando stress.  A saúde mental é um dos principais pilares para a vitalidade em plenitude. O que também pode prejudicar a pele são alguns alimentos que consumimos que possuem algumas informações nutricionais danosas.

Por fim, vamos para algumas dicas fáceis de limpeza de pele caseira sem utilizar produtos comprados, caros e que podem fazer mal e também para você que busca uma maneira mais viável e que realmente dê resultados gratificantes e a médio prazo.

Café

Uma alternativa bem conhecida que não agride ao meio ambiente e nem a sua pele, é o café. Além de ser ecologicamente correto, também pode ser reutilizado; após coar todo o café, você pode usar o que sobra – a chamada “borra de café” – como um eficiente esfoliante.

Basta você juntar, na mesma proporção do café, iogurte natural ou leite hidratante. Após isso, aplique na pele por alguns segundos e enxágue com água fria. Essa simples esfoliação é ótima para retirar as células mortas do rosto, a sujeira e deixa a pele mais macia. É aconselhável você realizar esse procedimento na hora no banho, já que os poros estarão abertos e, consequentemente, mais suscetíveis a receber esse tipo de esfoliação.

A mistura tem que ficar com esse aspecto antes de ser aplicada na pele.

Ovo

Se você tem problemas com cravos na pele, essa dica vai cair perfeitamente para você. A máscara de clara de ovo é extremamente eficaz na eliminação desses elementos indesejáveis devido ao grande porte de proteínas, minerais e vitaminas, que também auxilia no rejuvenescimento da pele. Essa máscara poderá ser utilizada conforme sua necessidade; para remover cravos, as células mortas da pele e para obter um efeito firmador.

Peles sem opacas, com sinais de rugas recentes, rígidas e oleosas podem se beneficiar com esse método devido aos princípios ativos contidos na clara e gema do ovo.
Essa é uma ótima alternativa tendo em vista que é um produto que está constantemente na prateleira de casa, e tenho certeza de que você deve ter também. Então bora colocar a mão na massa?!

Para fazer essa máscara facial é simples, você só vai precisar dê:

  • Um ovo;
  • Um garfo;
  • Duas tigelas;
  • Um pincel;
  • Papel toalha.

Tendo isso você só vai precisar separar a clara do ovo e colocar em recipientes diferentes, bater a clara de ovo e aplicar suavemente na pele, com o auxílio de um pincel. Após isso, antes da clara secar, corte em pequenos pedaços o papel toalha e aplique sobre toda a superfície onde foi adicionado a clara do ovo. Dê outra demão de clara de ovo, agora por cima do papel toalha e deixei agir de 20 a 30 minutos ou quando notar que o papel toalha está duro. Ao fim desse tempo, retire a máscara.

Finalizado esse processo, misture a gema com uma colher de óleo vegetal da sua preferência (indico o óleo de côco) e aplique sobre a pele. Deixe agir por 10 minutos e retire com água morna.

Esse último método serve para um melhor resultado, ficando a seu critério fazê-lo ou não. O indicado é você fazer esse procedimento no máximo duas vezes por semana, para não causar conflitos com os óleos naturais da pele.

Iogurte e abacate

O abacate é bem aconselhável devido a sua gordura natural e vitamina E que, ao mesmo tempo em que elimina as impurezas, hidrata e suaviza a pele. Combinado com o iogurte, esse efeito se potencializa.

Você só precisa triturar a polpa do abacate e juntar com o iogurte natural, formando uma pasta. Aplique na pele e deixe agir por 15 minutos. Repita esse tratamento uma vez por semana.

A mistura deverá ficar mais ou menos assim.

Máscara de mel e aveia

Esse esfoliante é para quem quer dar uma aparência renovada depois daquela semana corrida na faculdade recheada de provas, ou para você que teve uma semana estressante no trabalho. É rápida, fácil e extremamente simples. Você vai gastar no máximo 30 minutos e terá o resto do tempo para recompor suas energias.

Tudo o que você irá utilizar é duas colheres de aveia e uma colher de chá de mel. Pronto. Misture bem e aplique na pele quando ele ainda estiver com aquele aspecto úmido. Lembre-se de sempre aplicar com movimentos circulares e suavemente. Deixe agir por 20 minutos e depois retire com água morna.

Babosa

A babosa ou aloe vera – como também é conhecida – é muito benéfica não só para a pele, mas também para outras regiões do corpo. O gel contido no interior da planta é rico em ácido málico, que é uma substância que ajuda no retardamento do envelhecimento e diminui pequenas imperfeições e manchas na pele. Se você tem alguma cicatriz que deseja amenizar, essa dica pode te ajudar, porque esse ácido também minimiza cicatrizes e rugas. Ele também da firmeza à pele flácida e desidratada.

Você só vai necessitar dê:

  • Uma colher de sopa do gel da babosa;
  • Uma colher de sopa de óleo de côco;
  • Uma colher de sopa de mel.

Misture o gel com o óleo de côco e o mel até virar uma pasta homogênea, aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Retire com água fria e repita esse procedimento a cada dois dias, para melhor resultado.

Pepino

Se você procura por algo mais constante, você pode optar por uma limpeza diária noturna feita com pepino. O pepino é uma ótima escolha para limpeza de pele noturna porque possui diversos nutrientes e propriedades adstringentes e hidratantes.

Para um uso eficaz desse remédio caseiro, basta você cortar o pepino em rodelas e esfregar cuidadosamente na pele antes de se deitar para dormir. Você vai reparar que à medida que você esfregar na pele, ele irá soltar um líquido. Deixe-o agir durante toda a noite e retire só no dia seguinte, com água fria, ao acordar.

Água de rosas

Esse é extremamente simples. Você só vai precisar de rosas brancas e água. Tudo o que será necessário fazer é: retirar as pétalas da rosa e colocar num copo cheio de água. O aconselhável é você deixar a água com rosas da noite para o dia. Na manhã seguinte você aplica, juntamente com o algodão, a água com rosas. Você pode utilizar esse método intercalado com o pepino também, para obter resultados mais eficazes e notórios.

 

Espero ter ajudado vocês com essas dicas!

Curta o site no Facebook!