Sabonete líquido X Sabonete em barra; qual escolher? – Entenda qual a diferença entre ambos

Entenda de uma vez por todas quais as diferenças entre esses dois sabonetes e saiba qual é mais adequado para a sua necessidade.


O cuidado com a pele tem se tornado cada vez mais notório e sendo tratado com cada vez mais importância. Atrelado a isso, porventura da quantidade de produtos cosméticos apresentados pelas mais diversas empresas, vem uma indagação muito grande da parte dos consumidores que ficam na dúvida de qual produto usar.

Nos dias de hoje, o mercado de produção tem se reinventado cada vez mais, à medida que as necessidades vêm surgindo. Por tal fator que atualmente temos diversas variedades de um mesmo produto, porque ele tem como finalidade suprir uma necessidade específica. Mas, juntamente com essas diversidades de produtos, vem também a dúvida. Nesse post iremos explicar para você as principais diferenças entre o sabonete líquido e em barra.

As diferenças não são tão discrepantes assim, é muito mais simples do que você imagina. O que mais difere cada produto é a composição química de cada um. Fora isso, você pode fazer uma análise mais individual como, por exemplo, custo-benefício e as vantagens e desvantagens de cada um. Sem mais delongas, vamos explicar quais são essas diferenças:

Ph do sabonete

Como dito já anteriormente, uma das principais diferenças entre ambos os sabonetes está na sua composição química, mais precisamente no seu PH.

Para compreender melhor, o PH fisiológico da pele é ácido, girando em torno de 5 e 6. Já o PH do sabonete em barra fica por volta dos 7 ou maior que 7. Isso significa que o PH dos sabonetes em barra é neutro ou base. Em contrapartida, a maioria do PH dos sabonetes líquidos possui um PH fisiológico igual ao da pele.

Isso quer dizer que o sabonete líquido evita o ressecamento da pele, tendo em vista que quando a pele entra em contato com um sabonete de PH não apropriado, ocorre uma desestruturação do manto hidrolipídico, deixando a pele desprotegida e suscetível a outros problemas relacionados à pele.

Fabricação

Algumas principais diferenças se concentram também na maneira como cada um é fabricado e produzido.

Sabonete em barra

A diferença de fabricação está na base. A base para os sabonetes em barra é obtida através da remoção e reação de gorduras animais ou vegetais com soda cáustica. Logo após todo esse processo, é adicionado na mistura corante, conservantes, essências e, diante de tudo isso, o produto é prensado;

Sabonete Líquido

Já os sabonetes líquidos tem um processo muito mais simplificado. Toda a fabricação se resume a uma única etapa, onde ocorre toda a mistura de todos os conservantes, corantes, emolientes, hidratantes e essências.  Por conta desse processo mais simplista, é muito mais fácil de ser adicionado um número superior de ingredientes benéficos, tendo em comparação os sabonetes em barra.

Depois desse avanço em relação aos produtos cosméticos, em especial a evolução dos sabonetes líquidos, houve uma mudança nas estruturas dos produtos. Por exemplo: Antigamente, grande parte dos sabonetes em barra era advinda da gordura animal, mas com os processos revolucionários do sabonete líquido, é difícil, hoje em dia, uma empresa que tenha como base dos sabonetes em barra a gordura animal. Mas, de qualquer forma, é sempre bom ficar atento.

Sabonete com óleo vegetal antes da diluição.

Sabonete líquido possui mais ingredientes hidratantes

Como também já dito anteriormente, os sabonetes líquidos, devido ao seu processo de fabricação, possuem uma facilidade de componentes ativos em sua composição que são mais benéficos para a pele do corpo. Mas não é somente isso. Devido ao seu estado líquido, também é mais fácil de você mesma adicionar alguns frasquinhos que contenham outros componentes também benéficos.

Isso significa que você pode moldar um sabonete líquido conforme você observa suas necessidades na pele. Sendo assim, vamos supor que você note que sua pele está com falta de algum tipo de vitamina, você pode simplesmente adicionar um frasco que você tenha comprado que contenha essa tal vitamina e colocar no seu sabonete líquido.

Além disso, a sua forma líquida permite adicionar outros compostos, como vitamina, proteínas ou aminoácidos, fazendo com que a sensação de purificação na pele seja mais intensificada e prolongada.

Sabonete em barra e o custo-benefício

Se você é aquele tipo de pessoa que preza mais pelo custo-benefício de um determinado produto, talvez você deva optar pelo sabonete em barra. De fato é inegável afirmar que esses produtos duram muito mais que os líquidos, além de possuírem um preço mais acessível.

Sem contar que, com o sabonete em barra, dificilmente você terá dificuldade na hora de se ensaboar. Ele dispensa o uso de algum tipo de esponja e geralmente sua espuma é mais intensa.

Curta o site no Facebook!