Como Fazer Aromatizador de Ambiente Caseiro? Veja o Passo a Passo!


Conheça várias receitas de aromatizador de ambiente caseiro, e saiba como fazer você mesmo!


Blog Feminina > Decoração > Como Fazer Aromatizador de Ambiente Caseiro? Veja o Passo a Passo!

O aromatizador de ambiente é, para muitas mulheres, um utensílio essencial dentro da residência, e isso é extremamente compreensível, haja vista que, quando bem confeccionados, servem também como uma peça de decoração. Esse é um objeto muito versátil e recheado de receitas inovadoras. No post de hoje nós iremos dar algumas dicas básicas e essenciais para que você possa começar a fazer esse trabalho manual, e mesmo que você seja muito leiga no assunto, não se preocupe, nós iremos detalhar cada passo. Gostou? Então continue lendo esse artigo até o final.

Aromatizador de Ambiente Caseiro
Quer aprender a fazer aromatizador de ambiente caseiro? Nesse post você vai encontrar informações preciosas e essenciais, então não deixe de ler até o fim.

Com os aromatizadores de ambiente caseiro você consegue deixar a sua casa muito cheirosa e gastando muito pouco, pois o custo-benefício desse objeto é muito rentável. O melhor de tudo é que você tem um produto 2 em 1, já que, se confeccionados com capricho e criatividade, eles também podem ser usados como uma opção decorativa para o ambiente. Então, além de ter um perfumador na sua casa, ele poderá decorar sua sala, quarto e até o seu banheiro.

Existem diversas receitas de aromatizador de ambiente, então ainda que você não tenha gostado do aromatizador que você viu na casa da sua amiga, há outras milhões de possibilidade que você pode testar. O bacana do aromatizador caseiro é que você pode adaptar conforme os seus próprios gostos e, dessa forma, expressar a sua real personalidade, o que acaba tornando muito pessoal e especial para você.

Para que você fique inspirada, resolvemos fazer uma lista de receitas de aromatizadores de ambiente. Dessa forma, você pode pegar algumas dessas ideias e adaptar para o seu gosto e torná-lo ainda mais pessoal. É interessante ressaltar também que, como alguns acreditam, os aromatizadores ajudam em outras questões, como o fato de atrair boas energias para dentro da sua casa. Mas ainda que você não acredite nessas questões, você pode optar por ter um desses na sua casa pelo simples fato de ser muito belo e agradável.

O que é aromatizador de ambiente?

Os aromatizadores de ambiente nada mais são do que uma das diversas invenções que ajudam a dar um toque especial na sua casa. Em geral, são feitas algumas misturas de alguns ingredientes essenciais que servem para criar um aroma agradável para a sua casa, carro, escritório ou algum cômodo específico. Eles também são usados como um objeto decorativo, justamente por conta da sua grande beleza e versatilidade.

Além de servir como um bom difusor de cheiro, você pode usar para outras finalidades também. Por exemplo, se você é uma pessoa que gosta de presentear amigos, colegas ou familiares, uma boa ideia é você apostar nesses aromatizadores caseiros. Quem não se sentiria especial em ganhar algum presente feito a mão? Isso irá mostrar para as pessoas o quanto você as ama e se importa, pois dispendeu seu tempo para confeccionar esses produtos.

Aromatizador de Ambiente Caseiro
O aromatizador de ambiente serve para deixar o ar da sua casa mais gostoso, mas ele é bem versátil. Ele também pode ser usado como um objeto decorativo ou até mesmo para dar de presente para aquela sua amiga.

Como eles são bem versáteis, você pode confeccionar cada um pensando em alguma pessoa específica e, dessa forma, criar algo que seja a cara do amigo que será presenteado. Entretanto não podemos falar de aromatizadores sem citar alguns princípios do Feng Shui. Ainda que você ache que isso não exista – e é um direito seu pensar dessa forma – essa corrente de pensamento afirma que determinados perfumes provocam e estimulam certas energias, e também iremos abordar sobre isso nesse post.

Cada aroma usado em um aromatizador detém uma característica especial e causa um efeito nas pessoas que estão dentro daquele espaço e, por isso, segundo o feng shui, cada aroma deve ser usado para uma finalidade específica e em ambientes específicos. Alguns aromas têm a finalidade de ajudar na concentração, outros ajudam a relaxar e a dormir. Enfim, cada um deles possui algumas potencialidades, e iremos falar um pouco mais sobre isso mais a frente.

Tipos de aromatizadores de ambiente

Para que você possa adentrar mais nesse assunto, é bom você compreender, de início, que existem alguns diferentes tipos de aromatizadores disponíveis no mercado. Dentre os principais, é possível destacar os aromatizadores em spray, os pulverizadores, aromatizadores de plug de tomada, velas aromáticas, difusor com palitos e em sachês. Entretanto, iremos focar nos aromatizadores caseiros, análogo ao difusor com palitos, mas isso não impede que você os adapte para outros tipos.

Aromatizador de Ambiente Caseiro
Há diversos tipos de aromatizadores existentes e, um deles, são as velas aromatizadas.
Aromatizador de Ambiente Caseiro
O aromatizador de ambiente em forma de spray pode ser uma ótima ideia para dar de presente para os seus amigos.
Aromatizador de Ambiente Caseiro
Os aromatizadores mais conhecidos são nesses modelos, e eles também podem ser extremamente belos.

Mas é muito importante que você se atente a um detalhe: algumas pessoas podem ter reações adversas. Isso quer dizer que há pessoas que podem ter alergias a tipos específicos de aromatizadores ou de algumas essências ou cheiros específicos. Por isso, antes de dar continuidade ao seu projeto, certifique-se de que você, ou outros residentes da sua casa, não tenham alergia ou sinusite.

Principais essências para aromatizadores

Pode ser importante você conhecer algumas propriedades de alguns aromas/essências que você irá utilizar no seu aromatizador caseiro, e por isso elaboramos essa lista com as principais essências. Isso não significa que você não poderá usar outras essências, muito pelo contrário, você deve pesquisar qual cheiro mais lhe agrada e tentar introduzir isso nos seus aromatizadores. O que iremos fazer aqui nada mais é do que pontuar as propriedades dos mais comuns, então, sem mais enrolação, vamos para o que importa.

Alecrim: Provavelmente o mais conhecido e utilizado, o aroma do alecrim estimula a concentração, desinibição e a falta de foco. Pode ser ideal para pessoas tímidas que tenham problema de falar em público. Devido as suas características, é ideal usá-lo em ambientes de estudo ou trabalho.

Aromatizador de Ambiente Caseiro
O alecrim é muito conhecido e geralmente é o mais utilizado, e ele tem algumas potencialidades bem interessantes.

Canela: O aroma da canela é quente e apimentado e, por isso, desperta o apetite, estimula os sentidos e reduz a sonolência e a irritabilidade. Ele também estimula o diálogo e a felicidade.

Aloe Vera: Também conhecido como babosa, é estimado pelos seus benefícios capilares, mas, quando usado para aromatizar ambiente, ajuda a deixar o local mais calmo e reflexivo. Esse aroma geralmente é usado para meditação e, por ter uma finalidade de acalmar os ânimos, pode ser usado nos quartos, por exemplo.

Sândalo: Bem como o aroma de canela, essa essência é quente, mas também aconchegante e detém um perfume aconchegante. Pessoas que são ansiosas podem usar esse aroma para acalmar a mente e a agitação.

Aromatizador de Ambiente Caseiro
É possível ver a essência do sândalo em vários tipos de incensos, por exemplo.

Olíbano: Essa essência é retirada de árvores africanas ou asiáticas, e seu aroma é bastante revigorante e estimula o perdão e a dissolver os ressentimentos.

Bergamota: Mais conhecida como uma fruta cítrica, ela também tem uma característica aromaterapêutica peculiar, pois estimula o entusiasmo das pessoas.

Eucalipto: Ajuda a manter o equilíbrio de maneira constante e auxilia da respiração funcional.

Capim-limão: Esse aroma é usado para aumentar a sensação de bem-estar. Se você está se sentindo cansada física e mentalmente, sofre de falta de concentração ou falta de criatividade, essa é o aroma ideal para você.

Aromatizador de Ambiente Caseiro
O aroma do capim-limão é doce e suave. Além de poder ser usado como aromatizador de ambiente, ele também é usado para fazer chás.

Patchouli: Advindo do sudeste asiático, possui um aroma intenso, amadeirado, doce e balsâmico. Estimula a calmaria, o relaxamento e a introspecção.

Como fazer aromatizador de ambiente caseiro?

Agora que você já conheceu alguns dos principais aromas, nós iremos mostrar como fazer aromatizador de ambiente caseiro! Na lista que segue abaixo, mostraremos somente alguns exemplos, mas você pode adaptar cada receita para suprir aquilo que você deseja ou conforme os seus gostos em relação ao aroma mesmo. Sem mais enrolação, vamos para o passo a passo.

Aromatizador de ambiente caseiro – Limão e Alecrim

Para fazer o aromatizador de ambiente de limão e alecrim você vai precisar dos seguintes ingredientes: ¼ de maçã em fatias finas, 1 limão pequeno em rodelas, 1 galho pequeno de alecrim fresco, água, 1 pote de vidro pequeno e 1 aparelho de fondue de cerâmica. Depois de ter reunido todos esses ingredientes, é só partir para o modo de preparação.

Primeiro de tudo, você deve colocar o limão, maçã e o alecrim em algum pote de vidro devidamente limpo e esterilizado. Depois de esquentar a água, sem que ela levante fervura, você deve despejar no recipiente de vidro onde está os demais ingredientes. Tampe o recipiente e deixe com que os ingredientes se misturem por 15 a 20 minutos. Depois do tempo decorrido, basta acender a vela do aparelho de fondue e encaixar, com cuidado, o pote destampado por cima.

+

Aromatizador de Ambiente Caseiro
Você pode juntar as potencialidades de duas essências que você gosta. Dessa forma, o seu aromatizador terá um aroma exclusivo.

Inicialmente, você irá notar que não haverá nenhum aroma, e está tudo normal até aí. Para que você comece a sentir o cheiro exalar, precisa esperar um tempinho que, naturalmente, à medida que for aquecendo, a fragrância irá ser liberada.

Aromatizador de ambiente caseiro – Cascas de Laranja

Esse aromatizador é extremamente simples de ser feito, pois consta que ingredientes bem típicos e caseiros, mas não quer dizer que ele seja menos aromatizado do que os demais, pelo contrário. Ele possui um cheiro bem específico e agradável e, para fazer o aromatizador de ambiente com cascas de laranja, você vai precisar dos seguintes ingredientes: água, cravo da índia e cascas de laranja, podendo ser tangerina ou bergamota.

Aromatizador de Ambiente Caseiro
Esse tipo de aromatizador caseiro é extremamente simples de ser feito, mas possui um cheiro bem gostoso.

Para preparar esse aromatizador, você deve juntar todos os ingredientes em uma panela e aguar até levantar fervura. No momento em que você sentir que o aroma natural está sendo exalado, basta retirar do forno e despejar a mistura em algum pote ou em algum copo. Feito isso, é só deixar no ambiente que você deseja perfumar.

Aromatizador de ambiente caseiro – Em Gelatina

Esse aromatizador é bem incomum, mas pode ser uma ótima opção para presentar algum de seus familiares ou amigos. O aromatizar de ambiente em gelatina também é simples de ser feito, e todos os ingredientes necessários são: 2 copos de água, 4 pacotinhos de gelatina sem sabor, 15 a 20g de essência da sua preferência (pode ser usado qualquer uma que citamos mais acima, ou outra que você mais goste), 2 colheres de sopa de sal, corante alimentício e um pote de vidro. O corante é um ingrediente mais estético, então ele não é obrigatório. Se você não quiser dar cor para o seu aromatizador, pode retirar esse ingrediente.

Para preparar o aromatizador de ambiente caseiro você deve, primeiramente, aquecer um copo de água. Quando já tiver aquecido, adicione a essência e o corante que você escolheu e, assim que levantar fervura, você deve desligar o fogo. Feito isso, misture a gelatina sem sabor e o sal até que se dissolva completamente. Depois, adicione o segundo copo de água fria e mexa com cuidado.

Aromatizador de Ambiente Caseiro
O aromatizador de ambiente caseiro em gelatina é bem divertido de ser feito, e pode ser feito em várias cores.

Quando tiver formado uma mistura homogênea, despeje todo o líquido em um ou mais potinho de vidro e deixe que a receita esfrie até que fique endurecida com um aspecto de gelatina e, depois, é só colocar no ambiente que você deseja aromatizar. Essa é uma boa opção para quem deseja ter um aromatizador de ambiente que dure por um tempo mais prolongado.

Aromatizador de ambiente caseiro – Com Palitos

Esse é, provavelmente, o aromatizador mais conhecido e facilmente encontrado. É muito comum encontrar esse tipo a venda, mas geralmente não há muita opção, pois são sempre vendidos com a mesma essência. Se você quer ter um aromatizador de ambiente caseiro com palitos mais original, por que não confeccionar o seu próprio? Nós já iremos te explicar como fazer esse passo a passo!

Primeiramente, você deve reunir os seguintes ingredientes: 200 a 250ml de álcool de cereais, 50ml de água, 50ml de essência da sua preferência, 10ml de fixador, corante a gosto (se desejar), palitos de churrasco com as pontas cortadas e 1 pote para colocar toda a mistura, depois de pronta.

Aromatizador de Ambiente Caseiro
Os aromatizadores de ambiente com palitos são os mais conhecidos, mas eles também são extremamente versáteis.

Para prepara você deve, em uma vasilha, misturar todos os ingredientes e colocar no freezer por 5 dias para macerar. Caso você não tenha disponibilidade de colocar o freezer, então você deve colocar o frasco fechado em local escuro por cerca de 10 dias. Depois de ter passado todo esse tempo, você deve colocar em um frasco apropriado e incluir os palitos e o seu aromatizador caseiro está pronto.

Aromatizador de ambiente caseiro – Com Água Destilada

Se você achou a receita de aromatizador anterior muito demorada, nós iremos dar outra opção. Também é usado os palitinhos, mas ela fica pronta com mais rapidez. Para isso, você vai precisar reunir os seguintes ingredientes: 1 frasco pequeno de vidro, 30 gotas de óleo essencial da sua preferência, 100ml de álcool cereal, palitos de madeira, e cerca de 100ml de água destilada.

Aromatizador de Ambiente Caseiro
Esse aromatizador de ambiente é semelhante ao anterior, mas com alguns ingredientes distintos.

Para começar a preparar o seu aromatizador você deve, primeiramente, se certificar que o seu frasco esteja devidamente limpo e higienizado. Após isso, adicione o álcool de cereal dentro do seu frasco e, em seguida, adicione as 30 gotas do óleo essencial que você escolheu. Depois você deve misturar os ingredientes, mas não de maneira agressiva, suavemente. Feito isso é preciso aguardar cerca de três dias antes de usá-lo. Após os três dias, é só abrir o frasco e introduzir os palitos que irão conduzir o aroma para o ambiente.

Quais aromatizadores usar em cada cômodo?

Como foi falado mais acima, o feng shui é um percussor dos aromatizadores e, segundo essa corrente, há algumas sugestões de quais fragrâncias/essências você deve usar em cada cômodo da sua casa. Obviamente você não é obrigada a seguir essas dicas, mas, para quem gosta de ter a casa alinhada, pode ser interessante ler sobre isso, e abaixo preparamos uma lista para você.

Porta de entrada: É recomendável usar essência de baunilha, pois proporciona bem-estar;

Sala de estar: A essência de canela gera harmonia e conversa intelectual, o que pode ser positivo. E o aroma de lavanda prospecta o relaxamento;

Cozinha: Essência de citrus, seja de limão, lima ou laranja, pois estimula limpeza e faz com que você melhore de humor;

Sala de jantar: Menta ou hortelã, haja vista que limpa o paladar, estimula o apetite e reduz o nível de estresse;

Aromatizador de Ambiente Caseiro
Além de abrir o paladar, o aromatizador de ambiente de hortelã tem um aroma super agradável.

Banheiro: Cravo, cedro ou sândalo, pois estimulam o equilíbrio;

Suíte do casal: Essência de lavanda, pois ajuda e relaxar e dormir bem. Gardênia, ylang ylang, musk e Jasmin ajudam a manter o amor e o romance sempre vivo;

Aromatizador de Ambiente Caseiro
Você pode não conhecer o ylang, mas é uma ótima opção para propiciar maior amorosidade.

Quarto infantil: Lavanda, pois ajuda a relaxar ou baunilha para incentivar a harmonia familiar;

Escritório: Citrus para limpar a mente e ajudar na concentração, hortelã-pimenta para estimular a prosperidade, alecrim para a memória, gerânio para a autoestima, bergamota para a riqueza.

Se você gostou dessas ideias, mas precisa de mais algumas fotos para saber como confeccionar o seu próprio aromatizador caseiro, nós reunimos uma seleção de fotos para que você se sinta mais inspirada. O mais importante é que você se sinta livre e tente expressar aquilo que você esteja sentido na hora, essa é a maneira mais autêntica de fazer algum trabalho manual; colocando a sua própria essência nele. Confira as fotos logo abaixo.

Aromatizador de Ambiente Caseiro
Os aromatizadores de ambiente podem ter um visual mais luxuoso, por exemplo. Dessa forma, eles ficam ótimo para decorar a sua casa.
Aromatizador de Ambiente Caseiro
Na cor vermelha fica ainda mais bonito e elegante. Que tal usar esse aromatizador como inspiração?
Aromatizador de Ambiente Caseiro
Se você quer colocar um aromatizador de ambiente no seu banheiro, talvez essa seja a opção mais apropriada.
Aromatizador de Ambiente Caseiro
Você pode diversificar bastante em relação ao recipiente de vidro que você usa. Quanto mais ousado, mais bonito.
Aromatizador de Ambiente Caseiro
Essa é uma vela aromática, que também tem o mesmo propósito dos demais aromatizadores, mas tem uma modo de preparo mais simples.
Aromatizador de Ambiente Caseiro
Que tal esse modelo, simples, delicado, mas extremamente charmoso?

O post chega ao fim por aqui, mas se a gente te ajudou a compreender um pouco mais sobre esse assunto, não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos para que eles também possam por em prática essas dicas. No mais, curta nossa página do Facebook para você continuar recebendo nossas atualizações. Nos vemos no próximo post, até lá!

Compartilhe Se Gostou!