Sintomas de gravidez de gêmeos – SAIBA AQUI

Descubra se você está grávida de gêmeos aqui.



Durante o período gestacional, uma pergunta que ronda muitas mulheres é se está grávida de gêmeos. Porém, o que algumas não sabem é que existem sintomas de gravidez de gêmeos que são específicos para esse tipo de gestação e que, quando se está grávida de somente um bebê, geralmente esses sintomas não costumam aparecer. Ficou interessada? Então não deixe de ler essa matéria e descobrir se está grávida de gêmeos.

Imagem: Freestock

Se você está com desconfiança de ter uma gestação de gêmeos, nada mais justo do que se manter atenta aos sintomas de gravidez de gêmeos, pois esse simples ato pode fazer com que todas as suas dúvidas sejam sanadas. E é sempre importante mostrar devida atenção para isso, visto que, dependendo do seu tipo de gestação, todos os procedimentos posteriores serão diferenciados.

A gravidez de gêmeos pode espantar muitas mulheres, e já tem outras que sonham com isso. Independentemente disso, é primordial ficar atenta às transformações corpóreas, mesmo porque isso pode dizer muito a respeito da sua saúde e até mesmo sobre a saúde do seu bebê. Contudo, além de se manter atenta aos sintomas, você também precisa ficar de olho em vários outros fatores.

Nesse post, além de encontrar os principais sintomas de uma gravidez de gêmeos, você também irá encontrara outros assuntos que dizem respeito ao momento tão esperado e delicado que é a gravidez. Por isso, não deixe de conferir nosso post!

Como saber se você está grávida de gêmeos

Como já dito anteriormente, existem alguns fatores que contribuem para essa percepção um pouco mais antecipada. Há alguns fatores e observações iniciais que podem fazer referência a uma gravidez múltipla, como alguns sintomas de gravidez. Mas, ainda que seja possível notar algumas diferenças singulares da gemelaridade, existem algumas outras formas um pouco mais seguras de se descobrir isso.

Os meios mais precisos de se descobrir uma possível gravidez dupla continua sendo recorrendo a alguns procedimentos médicos. Técnicas como o ultrassom, por exemplo, são os meios mais confiáveis e seguros de se descobrir uma gestação dupla, mas vale ressaltar que, dependendo do número de bebês formados no útero, a precisão desse teste diminui. Ou seja, se você tiver uma gestação tripla, a probabilidade desse exame ser menos preciso, é maior.

Mas, independente disso, ainda pode ser citada como uma gestação segura. Além disso, existem períodos gestacionais onde se torna mais propício de se descobrir. O melhor momento para distinguir uma possível gravidez dupla é entre a sétima e nona semana de gestação, através da ultrassonografia.

Outro exame que tem bastante credibilidade na hora de descobrir uma gestação dupla é o teste Beta HCG, um teste comumente usado para descobrir se a mulher está grávida. Mas, se manter atento a alguns detalhes pode identificar a gestação dupla. Se os níveis hormonais mostrado no teste demonstrarem valores muito altos, isso pode ser um sinal de gemelaridade na gestação, desde que não corresponda com a idade gestacional.

Contudo, às vezes você está interessada em saber quais são os sintomas de uma gravidez de gêmeos antes de realizar qualquer tipo de exame. Também pode ocorrer de você querer ficar atenta as suas mudanças corpóreas e levar esses indícios até o seu médico e indagá-lo sobre a possibilidade da sua gestação ser dupla. Pensando nisso, nós listamos abaixo alguns dos principais sintomas.

Sintomas de gravidez de gêmeos

Ainda que não seja um diagnóstico totalmente confiável, existem alguns relatos de mulheres com gestação gemelar que afirmam sentir algumas mudanças corpóreas. Então, se você deseja saber quais são essas mudanças, confira abaixo a nossa lista.

Barriga grande indica gestação gemelar

Muitas pessoas acham que o crescimento da barriga de uma mulher pode indicar uma gestação dupla. De fato, isso faz muito sentido, já que, como você terá duas crianças dentro da sua barriga, a sua barriga ficará maior.

Imagem: Freestock

A verdade é que sim, isso pode ser verdade, mas você deve tomar certos cuidados em relação a esse sintoma, já que nem sempre a gravidez de gêmeos proporciona uma barriga maior do que o esperado. Algumas outras circunstâncias podem fazer com que esse fato seja recorrente, em especial quando se trata da segunda gestação.

Quando uma mulher engravida pela primeira vez, os músculos e ligamentos se esticam com certa dificuldade. E numa segunda gestação, como já houve essa elasticidade, o corpo toma formas com mais facilidade, podendo ocasionar numa barriga grande, mas que não necessariamente indica gestação dupla.

Dores mais intensas

Algo que é fato referente aos sintomas de gravidez gemelar são as dores mais constantes e intensas, isso porque o início de qualquer gestação de gêmeos começa pelo útero, já que ele tende a criar uma dilatação para receber dois bebês.

Porém, o problema ocorre quando os bebês são muito grandes e ocupam muito espaço dentro do útero. O espaço dentro do útero se torna pequeno e os bebês ficam apertados, resultando no útero mais dilato que o normal e proporcionando o útero mais esticado, o que acaba gerando mais dores e/ou incômodo para a mulher.

Maior circulação sanguínea

Comparando com uma gestação de um único feto, a mulher que carrega gêmeos dentro de si tem uma maior circulação de sangue. Isso ocorre porque o corpo tende a irrigar maiores quantidades, já que a tendência é sustentar dois ou mais seres e, muitas vezes, pode se tratar de duas placentas diferentes.

Por conta disso, as quedas de pressão podem se tornar mais rotineiras que o normal, o que pode ocasionar em certos riscos para a mulher e para o bebê. Por isso é sempre importante manter um acompanhamento constante com o seu médico.

Devido a esse fato, é bom salientar que a pressão normal pode sofrer algumas alterações. Por exemplo, a pressão comum de um adulto saudável gira em torno de 12 por 8. Mas, quando a mulher tem uma gestação dupla, o a pressão normal passa a ser 13 por 9. Então, se atentar a sua pressão pode te indicar a probabilidade de ter gêmeos.

Números elevados no teste de AFP

Para quem não conhece, o AFP se trata de um exame que realiza a medição bioquímica e é utilizado em testes de risco fetal triplo. Então, ao fazer esse exame e você tiver uma gestação dupla ou mais, os níveis de informações dadas por esse exame são mais elevados.

Esses são alguns sintomas de ser ter uma gestação dupla, isso é claro somado aos outros sintomas normais da gravidez. Nos despedimos por aqui, nos vemos na próxima!

Curta o site no Facebook!